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Cuidado com o que fala! Empresas de anúncios ‘escutam’ seus dispositivos móveis

Cuidado com o que você deseja, seu celular pode te ouvir e dar um jeito de realizar o seu pedido!



Existe uma teoria muito famosa que diz que nossos celulares ouvem o que falamos. Ela se baseia no fato de que, muitas vezes, quando conversamos sobre algo, somos bombardeados por anúncios relacionados ao assunto, como produtos, dicas ou aulas.

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A teoria é real?

Segundo um relatório divulgado pela empresa NordVPN nos últimos dias, não se trata apenas de uma sensação, mas sim de uma realidade. Os anunciantes, de fato, escutam o que as pessoas falam e sugerem produtos relacionados ao que elas estavam conversando.

Conforme o relatório, as empresas e marcas estão usando um novo tipo de monitoramento de dados, que permite ouvir o ruído de fundo e usar essas informações para exibir anúncios personalizados para cada pessoa.

O método funciona através de “sinalizadores de áudio”, que ativam todos os aparelhos pertencentes ao usuário para registrar o comportamento e a localização. Isso significa que as empresas podem recomendar produtos semelhantes ao que você estava falando e mostrar lojas e comércios próximos que vendem determinado produto.

Esses sinais não podem ser detectados pelo ouvido humano. Por isso, estão presentes na maioria dos anúncios de televisão ou rádio. No entanto, o celular consegue detectá-los e mostrar aos anunciantes o que você está vendo, ouvindo ou falando.

A pesquisa realizada pela NordVPN apresentou que 45% dos britânicos que participaram da pesquisa já viram um anúncio no celular após falar sobre um determinado produto ou de vê-lo anunciado na televisão, sem ter feito qualquer pesquisa no celular.

Mas há uma maneira de evitar esse rastreamento por parte das empresas de publicidade. Basta recusar as permissões do microfone nos aplicativos e sites, o que pode ser feito facilmente acessando as configurações do seu celular, tanto em aparelhos Android quanto em iOS.




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