scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Funcionamento dos bancos no feriado; Horário de atendimento do INSS durante a Páscoa; Lote extra do PIS/Pasep será pago a mais 1,4 milhão de pessoas; Previsão do tempo para esta sexta

Horário de funcionamento de bancos e agências do INSS no feriado é um dos assuntos em destaque nesta sexta-feira, 7.



A Sexta-Feira Santa começou com folga para muitos trabalhadores, que precisam estar atentos caso precisem de um serviço bancário ou relacionado a benefícios previdenciários. Neste feriado, 7, as agências dos bancos e da Previdência Social não funcionam.

Leia mais: É pecado comer carne na Sexta-Feira Santa?

Para quem vai viajar ou sair de casa, vale a pena dar uma olhadinha na previsão do tempo. Em boa parte do país, os próximos dias serão de chuva, além de frio no Sul.

Nos destaques do dia, veja também que um lote extra do abono salarial PIS/Pasep será liberado em poucos dias para cerca de 1,4 milhão de trabalhadores. Saiba mais a seguir.

Funcionamento dos bancos

Não haverá atendimento nas agências bancárias neste feriado de Sexta-feira da Paixão, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Segundo a entidade, os bancos também não funcionarão em 21 de abril, dia de Tiradentes.

Os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) ficarão disponíveis para os clientes, bem como o internet banking e os aplicativos das instituições.

“Os canais digitais de atendimento estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (cerca de R$ 30 bilhões anualmente), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, afirmou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

As contas de consumo e boletos com vencimento no dia 7 poderão ser quitados no dia útil seguinte, 10 de abril, sem acréscimo. Em geral, os documentos já vêm com as datas ajustadas ao calendário de feriados.

Funcionamento do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que suas agências estarão fechadas neste feriado de 7 de abril, Sexta-Feira Santa. O atendimento retorna na segunda-feira, 10, no horário normal.

Também não haverá atendimento humano pelo telefone 135, apenas eletrônico. Nesse caso, a opção de falar com atendente volta no sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

O site e o aplicativo Meu INSS seguem funcionando sem interrupção durante todo o fim de semana, inclusive no feriado. Segundo a autarquia, o canal digital conta com mais de 100 serviços disponíveis, inclusive emissão de extrato e agendamento de atendimentos.

Lote extra do PIS/Pasep

O Ministério do Trabalho e Emprego vai liberar um lote extra do abono salarial PIS/Pasep com ano-base 2021 para 1,4 milhão de trabalhadores que não estavam na lista. A decisão ocorre após a revisão de dados incorretos enviados pelos empregadores.

O governo reprocessou dados de 2,7 milhões de pessoas que haviam apresentado divergências e constatou que 1,383 milhão estão aptas a receber o benefício. Antes da inclusão novo grupo, o número total de brasileiros com direito ao abono chegava a 22,9 milhões.

Os beneficiados que já deveriam ter recebido o PIS/Pasep poderão sacar os recursos a partir do dia 17 de abril. O grupo é composto por funcionários do setor privado nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril.

O montante extra é de R$ 1,411 bilhão e já pode ser consultado no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no portal Gov.br ou pelo telefone 158. Outra opção é entrar em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do PIS.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para esta sexta-feira é de bastante chuva nos estados do Paraná e de Santa Catarina. Os meteorologistas esperam acumulados de até 40 milímetros nessas regiões.

Já no Norte e Nordeste, o volume de chuvas deve ficar menor com o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ainda assim, o calor e a umidade deixam a atmosfera instável e podem promover algumas precipitações.

Até a próxima segunda-feira, 10, o tempo segue firme apenas no norte de Minas Gerais, na Bahia e no centro-norte de Roraima. Em boa parte do restante do país, os próximos dias devem ser de chuva de até 120 mm.




Voltar ao topo

Deixe um comentário