A Caixa Econômica Federal tem uma solução para os trabalhadores com carteira assinada que possuem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O banco oferece a possibilidade de antecipar os recursos disponíveis nas contas vinculadas e sacar a grana hoje mesmo.
Leia mais: Previsão de salário mínimo para 2024 deixa trabalhadores frustrados
Atualmente, o cidadão só pode sacar o dinheiro do fundo em caso de demissão sem justa causa, compra da casa própria, desastre natural ou outra situação prevista por lei. Também existe a possibilidade de resgate anual pela modalidade saque-aniversário, que é justamente a opção que permite o adiantamento.
Se você está em um momento financeiro complicado e a única solução é antecipar seu FGTS, veja como fazer isso sem complicação na Caixa.
Condições e regras
Para solicitar o crédito, é necessário ter idade mínima de 18 anos, ter uma conta corrente na Caixa e ter aderido ao saque-aniversário do Fundo de Garantia. A adesão à modalidade pode ser feita no site ou aplicativo FGTS, ou ainda nas agências do banco estatal.
O trabalhador também precisa ter saldo no FGTS, estar com o CPF em situação regular e autorizar a instituição financeira a consultar seu saldo das contas vinculadas.
É possível antecipar até cinco parcelas (5 anos) do saque-aniversário, desde que o valor mínimo de cada uma delas seja de R$ 500. A taxa de juros parte de 1,79% ao mês e o desconto das parcelas é feito automaticamente na data de liberação dos valores.
Como contratar
A antecipação pode ser solicitada no internet banking da Caixa ou no aplicativo do banco, de segunda a sexta, das 7h às 19h. Antes de mais nada, é preciso seguir as instruções abaixo:
- Acesse o aplicativo do FGTS;
- Toque na opção “Empréstimo Saque-Aniversário”;
- Aceite os termos e aperte em “Continuar”;
- Clique em “Instituições Financeiras” e selecione a Caixa Econômica Federal;
- Aperte em “Sim” e confirme a solicitação.
Os recursos são liberados na conta informada em até 24 horas após a aprovação. O trabalhador que contratar o crédito não poderá realizar o saque-aniversário durante o prazo do contrato.