Após o ChatGPT se tornar um fenômeno do setor da inteligência artificial (IA), diversas empresas, assim como muitos desenvolvedores, estão buscando integrar o chatbot a outras ferramentas e recursos do mercado. Tudo para tornar a experiência do usuário ainda mais prática e dinâmica. Inclusive, a Apple e seu iPhone parece estar pronta!
Leia mais: Não é possível! Homem usa ChatGPT para jogar na loteria e GANHA
Não é à toa que a última novidade está relacionada ao aparelho. O desenvolvedor Federico Viticci usou justamente o API de integração do ChatGPT para criar um atalho que oferece um acesso mais rápido a IA. Desse modo, os usuários do telefone não precisarão mais contar com ajuda de navegadores da web.
Como funciona o atalho no iPhone?
Batizada de S-GPT, o mecanismo deve fazer parte de vários produtos conhecidos da Apple, como o iPad e o Apple Watch. Assim, cada pessoa poderá usufruir das funções do ChatGPT sem precisar fazer vários cliques. Para conversar com a IA, somente será necessário selecionar o atalho, pois logo em seguida será aberta uma caixa de texto.
Ali, as conversas e qualquer outro tipo de consulta podem se desenrolar.
Para ter acesso às respostas, os consumidores irão receber uma notificação push, ou seja, aqueles alertas de banner ou pop-up que aparecem na tela do celular e funcionam independentemente de a pessoa estar com o app ou site aberto no momento. Desse modo, o cliente não perderá nenhuma informação fornecida nos diálogos.
Viticci detalha que o mecanismo ainda não é capaz de receber comando de voz, apenas por texto, mas os usuários poderão fazer perguntas de diversos “tamanhos”, sem se preocupar com o limite de caracteres.
A funcionalidade segue o que já está presente na inteligência artificial. A cada interação, as respostas ficam mais aprimoradas. Também será possível exportar arquivos de textos, os logs, na íntegra, o que facilitará a vida de muitos profissionais que trabalham com criação de conteúdo.
De fato, a solução do desenvolvedor é útil, contudo ainda precisa passar por mais testes para evoluir. A falta da solicitação por voz dificulta a dinamicidade em alguns dos produtos da Apple. Apesar disso, a interação pode ser bem recebida, segundo os apontamentos dos especialistas da área.
Vale ressaltar que o atalho é totalmente gratuito e já conta com concorrentes, que estão incluindo a criação da empresa OpenAI em outros recursos, como está sendo feito com a Siri, a assistente virtual da Apple e com o aplicativo Perplexity Ask para iPhone, que tem funções similares.