scorecardresearch ghost pixel



Não é possível! Homem usa ChatGPT para jogar na loteria e GANHA

Um jogador decidiu poupar seu trabalho ao escolher os números da loteria e pediu ao ChatGPT para fazer isso. O resultado foi surpreendente!



O ChatGPT se tornou assunto central de diversas polêmicas e histórias desde o seu lançamento, tendo dado o que falar nas redes sociais. Mas já imaginou se a inteligência artificial te fizesse acertar os números da loteria? Pois foi isso que aconteceu na Tailândia.

Veja também: Elon Musk e cofundador da Apple pedem pausa no avanço do ChatGPT

Patthawikorn Boonin ganhou US$ 60 (cerca de R$ 300) na loteria em sua aposta feita com base nos números ditados por um chatbot de inteligência artificial. Ao divulgar o caso nas redes sociais, o tailandês causou um verdadeiro alvoroço com a possibilidade, principalmente entre os brasileiros que sonham em ganhar a Mega-Sena.

No entanto, um fato curioso ronda a história de Boonin. O ChatGPT é um modelo de IA treinado para dar respostas sobre diversos assuntos, menos prever os números ganhadores de uma loteria. Assim, ao perguntar sobre possíveis previsões para jogos, o ChatGPT responde que, “como uma AI, eu não posso adivinhar os números da loteria. Eles são gerados de forma randômica e ninguém prever o resultado com certeza”.

Como Boonin conseguiu a resposta?

Segundo a agência local de notícias The Thaiger, Boonin conseguiu ganhar 2 mil baht (moeda local) após encontrar uma forma de driblar a relutância do chatbot em falar os números da loteria. Contudo, a história é menos empolgante que o resultado em si gerado por ela.

Desse modo, Boonin conseguiu que o ChatGPT gerasse quatro pares de dois dígitos: 57, 27, 29 e 99. Ao ter os números em mãos, o tailandês apostou as dezenas e acabou ganhando uma pequena parcela do prêmio total, visto que a IA conseguiu acertar somente o número 99 das dezenas sorteadas.

GPT Vidente?

Mesmo que as loterias afirmem que utilizem da aleatoriedade para escolherem os números sorteados, não é bem assim que as coisas são na realidade. A aleatoriedade algorítmica é responsável por simular eventos aleatórios utilizando algoritmos matemáticos, conhecidos como geradores de números pseudoaleatórios (PRNGs).

Assim, embora os PRNGs criem sequências numéricas que pareçam ser aleatórias, elas são baseadas em fórmulas determinísticas, sendo previsíveis. Como os PRNGs precisam dos valores iniciais, o chat poderia ter previsto esse resultado ao realizar uma análise de grandes quantidades de dados gerados.

Dessa forma, ao detectar padrões ocultos e possíveis correlações em sequências numéricas, o AI pode ter seu modelo refinado para encontrar o próximo número aleatório que será gerado pelo algoritmo. Ao ser perguntado se algum dia conseguirá prever os números da loteria, o chat respondeu que “para prever os ganhadores da loteria, uma AI precisaria ser capaz de prever a verdadeira aleatoriedade, o que é fundamentalmente impossível”.

Foto: serpeblu/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário