O sistema digestório humano é responsável por processar todo o ingerido e absorver os nutrientes necessários para a ativação de diferentes funções no organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, entre outras.
Leia mais: Resistentes à prova de despensa: 5 alimentos que não deixam você na mão
Esse sistema é composto por vários órgãos, como a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus, que trabalham juntos para permitir a absorção da maior parte de nutrientes possível dos alimentos ingeridos.
No entanto, com o aumento da busca por um corpo perfeito que se encaixe nos padrões impostos pela sociedade, dietas malucas e nada saudáveis começam a surgir. Essas dietas não fazem bem para o sistema digestório e podem trazer sérios problemas à saúde de quem as consome.
Por isso, especialistas em gastroenterologia revelam quais alimentos devem ser evitados durante as dietas, já que podem causar problemas digestivos na maioria da população. Confira:
Alimentos e bebidas que devem ser evitados para preservar a saúde do sistema digestivo
1. Barras de proteína:
As barras de proteínas são super populares no mundo das dietas, mas contêm aditivos, açúcares e outros ingredientes que podem causar dores abdominais e outros problemas digestivos.
2. Carne de vaca:
Esse tipo de carne possui bastante gordura, o que pode gerar problemas como refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável.
3. Salsichas e carnes processadas:
Esses alimentos possuem muitos conservantes e ativos que contribuem para o desenvolvimento de câncer de cólon e irritam o trato gastrointestinal.
4. Peixe e frango frito:
Frituras já não são muito recomendadas de forma geral, pois acionam a gordura e podem agravar os problemas digestivos já existentes. É necessário manter a atenção ao fritar peixes e frangos, por serem uma carne delicada que precisa ser limpa da maneira correta, evitando qualquer tipo de intoxicação.
5. Refrigerantes:
Os refrigerantes causam gases e bastante inchaço abdominal, além de serem ricos em açúcares, conservantes, calorias vazias, corantes e muitas outras substâncias extremamente ruins à saúde.
6. Pão branco:
Por possuir poucas fibras, pães brancos podem levar a constipação e a outros graves problemas digestivos.
Embora geralmente seja recomendado evitar todos esses alimentos, é sempre importante buscar ajuda profissional, pois cada pessoa tem necessidades e tolerâncias diferentes para cada coisa. É indicado procurar um médico ou nutricionista para que seja criada uma dieta personalizada e saudável para cada indivíduo.