Neste mês de abril, os beneficiários voltam a receber o auxílio-gás. O início dos pagamentos deve ocorrer no dia 14 de abril, junto com o Bolsa Família. Dessa vez, o benefício cobre 100% do botijão doméstico.
Leia mais: Atualização no preço do gás de cozinha sinaliza mais gastos para os brasileiros
Vale lembrar que o benefício é voltado para as famílias que atendem os critérios do programa que variam a cada estado ou mesmo município. Contudo, de maneira geral, são observados critérios como renda familiar per capita, número de pessoas e mais alguns fatores socioeconômicos.
Como funciona
O valor do benefício tem como cálculo uma média do preço do botijão em todo o país a partir de dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Assim, o valor do auxílio-gás em abril será em torno de R$ 110.
Essa ajuda ocorre a cada dois meses e seu depósito ocorro junto ao pagamento do Bolsa Família, mas também pode ser acessado de forma digital, a partir do aplicativo Caixa Tem.
Beneficiários
Para ter direito ao Vale-Gás, os cidadãos devem cumprir os seguintes requisitos:
- Ter inscrição atualizada no Cadastro Único (Cadúnico);
- A renda familiar per capita não pode ultrapassar, por exemplo, meio salário mínimo (R$ 606) ou a renda familiar total precisa ser de até três salários mínimos;
- Contudo, a exceção para famílias com renda superior a três salários mínimos está nas famílias que participam de programas de transferência de renda das três esferas governamentais;
- E, por fim, ter entre os familiares uma pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Entretanto, como o número de beneficiários é limitado, o governo federal também estabeleceu algumas regras de prioridade. Sendo assim, tem prioridade no recebimento:
- Famílias com cadastro único atualizado nos últimos dois anos;
- Com menor renda;
- Maior quantidade de pessoas;
- Assim como famílias que fazem parte do Bolsa Família.
Datas
Para saber o dia de liberação do Auxílio-Gás, é preciso observar o número do NIS.
- NIS final 1 – 14 de abril;
- NIS final 2 – 17 de abril;
- NIS final 3 – 18 de abril;
- NIS final 4 – 19 de abril;
- NIS final 5 – 20 de abril;
- NIS final 6 – 24 de abril;
- NIS final 7 – 25 de abril;
- NIS final 8 – 26 de abril;
- NIS final 9 – 27 de abril;
- NIS final 0 – 28 de abril.