As orquídeas são uma das plantas mais populares no mundo, com cerca de 30.000 espécies diferentes e inúmeras cores. As flores exóticas e belas, que podem durar por várias semanas ou até meses, chamam muita atenção. Apesar da popularidade, nem todas as pessoas sabem cuidar de forma adequada dessa planta. Nesse caso, um dos primeiros passos é escolher um bom fertilizante natural.
Veja também: Se você tem estas 5 plantas, saiba que elas precisam de água TODO dia
Por que é necessário adubar as plantas?
Os nutrientes fornecidos pelos adubos incluem nitrogênio, fósforo e potássio, além de cálcio, magnésio e enxofre. Esses elementos são necessários para a formação de novas células, o desenvolvimento de raízes e folhas saudáveis. A orquídea, por exemplo, precisa desse tipo de cuidado devido às flores e frutos, resistência a pragas e a saúde da flor em geral.
Veja como preparar fertilizante líquido caseiro
Você vai precisar de:
- 1 Litro de água.
- 200g de Casca de ovo.
Modo de preparo:
- 1º Passo: em um liquidificador, adicione as cascas de ovo e a água. Bata até obter uma mistura homogênea.
- 2º Passo: acrescente o adubo em um recipiente com borrifador.
- 3º Passo: adube suas plantas com este fertilizante a cada 15 dias.
Como fazer as suas orquídeas durarem mais
- Iluminação: pela delicadeza, não devem ser colocadas sob o sol diretamente, porque conseguem fazer fotossíntese a partir da luz indireta.
- Rega: o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes. O ideal é regá-las quando o substrato estiver quase seco ao toque.
- Umidade: as orquídeas gostam de um ambiente úmido, por isso é recomendável borrifar gotas de água algumas vezes por semana.
- Temperatura: essa espécie de flor prefere temperaturas moderadas, entre 18°C e 24°C. Evite colocá-las em locais com correntes de ar frio ou quente.
Estas são algumas dicas de ouro para você cuidar da sua orquídea, além do adubo natural caseiro feito com cascas de ovo. Com esses cuidados, certamente suas orquídeas vão florescer rapidamente.