ESTES brasileiros vão receber a devolução do imposto antes de todo mundo

Contribuintes que utilizarem modelo disponibilizado pela Receita Federal poderão sacar a restituição mais cedo.



Milhões de brasileiros já entregaram a declaração do Imposto de Renda 2023, mas outros milhões ainda estão dentro do prazo para encaminhar o documento. Para quem deseja ser um dos primeiros a receber a restituição, é importante estar atento a algumas regras.

Leia mais: ‘Nome social’ e ‘sexo’: Lula deve propor nova mudança no novo RG

A Receita Federal espera receber cerca de 39,5 milhões de declarações entre os dias 15 de março a 31 de maio, um recorde histórico. Em 2022, cerca de 36,3 milhões de documentos foram entregues ao Fisco.

Restituição do IR

Para que o contribuinte não pague mais imposto do que deve, existe um processo chamado de restituição do Imposto de Renda. Ele existe porque o trabalhador tem os valores descontados diretamente do salário, mas posteriormente pode deduzir algumas despesas para reduzir a cobrança.

Quando o cidadão deduz gastos com educação e saúde, por exemplo, a Receita Federal precisa devolver o excedente.

Receber restituição mais cedo

Neste ano, existem algumas pessoas que poderão receber a devolução do imposto mais cedo. O contribuinte que optar por receber via Pix com chave CPF ou fizer a declaração pré-preenchida entra na lista de prioridade.

A declaração pré-preenchida é um modelo que inclui informações extraídas automaticamente da base de dados da Receita para facilitar o preenchimento e evitar erros. Ela está disponível em todos os canais por meio dos quais é possível enviar a declaração de IR.

Além desse grupo, a lista de contribuintes com prioridade legal continua a mesma: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60 anos, pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Depois dos grupos prioritários, as restituições são liberadas com base na data de envio da declaração. Assim, quanto mais cedo entregar, mais rápido o contribuinte pode receber os valores de volta.

Calendário de restituição

As restituições serão pagas em cinco lotes, no período entre 31 de maio a 29 de setembro. Confira o calendário:

Lote Data de pagamento
31 de maio
30 de junho
31 de julho
31 de agosto
29 de setembro




Voltar ao topo

Deixe um comentário