Faça as perguntas certas se deseja parecer simpático, segundo Harvard

Quer parecer simpático, seja no trabalho ou em eventos sociais? Invista neste truque que é muito simples e ajuda nas relações.



Estudos demonstram que pessoas amigáveis ​​não apenas têm mais chances de desenvolver e manter relacionamentos, além de tornar as pessoas mais felizes, mas também se destacam no ambiente de trabalho. Dessa forma, têm maior probabilidade de se tornarem líderes eficazes, terem sucesso em vendas e serem contratadas ou promovidas. Quer parecer simpático então? Continue lendo!

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Parecer simpático não é tão fácil quanto parece

Apesar das vantagens mencionadas acima, ser alguém que agrada a todos não é uma tarefa fácil. No entanto, de acordo com um artigo de Jeff Haden publicado no Inc., fazer uma sequência de perguntas pode ajudar a parecer simpático.

Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences indica que cerca de 40% das nossas conversas envolvem falar sobre nossas próprias experiências. Ou seja, construir um diálogo centrado em nós mesmos aumenta a atividade na parte do cérebro que está associada à sensação de recompensa e satisfação. 

Embora às vezes seja contraproducente, é algo difícil de controlar devido aos estímulos neurológicos envolvidos. O problema é que esse comportamento pode passar uma imagem egocêntrica.

Faça as perguntas certas

Pesquisadores da Universidade de Harvard publicaram um estudo no Journal of Personality and Social Psychology que indica que fazer perguntas que acompanham as respostas da outra pessoa pode demonstrar escuta, compreensão, validação e cuidado.

Por exemplo, se você já sabe em que a pessoa trabalha, pode perguntar por que ela escolheu essa profissão, como ela se sente em relação ao trabalho ou o que mais gosta de fazer naquele ambiente.

Jeff Haden, autor de um artigo no Inc., compartilhou que, ao descobrir o trabalho de alguém, ele costuma dizer: “Parece ser um trabalho muito difícil”. Ou seja, não é uma pergunta, mas pode ajudar a ser mais simpático. Afinal, reconhece a dificuldade do trabalho e incentiva as pessoas a se abrirem e a compartilharem mais sobre si mesmas.

Depois, fica mais fácil pensar em novas perguntas para dar continuidade à conversa. Dessa forma, tente fazer perguntas que se relacionem com o assunto, o que pode causar uma boa impressão.




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