scorecardresearch ghost pixel



Seu cérebro agradece: 5 alimentos campões para turbinar sua memória

Se você deseja reduzir os riscos de Alzheimer, comece a mudar sua dieta, incluindo estes alimentos que potencializam o funcionamento do cérebro.



As funções cognitivas, como a memória, a atenção e o raciocínio, pioram com o tempo devido a uma combinação de fatores biológicos e ambientais. Nesse caso, ninguém escapa desse processo, mas é possível evitar que ele ocorra rapidamente. Portanto, a primeira mudança que estimula hábitos saudáveis deve ser um cardápio equilibrado, rico em nutrientes que mantém seu cérebro jovem. 

Veja também: Altamente cancerígenos, tire agora estes 5 alimentos da sua dieta

Os melhores alimentos para prevenir a demência 

As últimas publicações do The American Journal of Clinical Nutrition revelaram quais são os alimentos que não podem faltar para uma vida saudável. Além disso, pesquisadores da Universidade de Oxford mostraram que um cardápio bem elaborado pode reduzir em 20% o risco de Alzheimer. 

  1. Os peixes ricos em ômega-3, como, salmão, atum e sardinha, podem ajudar a proteger o cérebro e reduzir o risco de demência. 
  2. As sementes de abóbora, nozes e amêndoas, ricas em ácidos graxos, ajudam a combater o Alzheimer, porque também têm óleos naturais. 
  3. Frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como mirtilos, morangos, espinafre e couve, protegem as células cerebrais dos danos causados pelos radicais livres.
  4. Já os grãos integrais, como arroz integral e aveia, fornecem carboidratos complexos que garantem o bom funcionamento do sistema neurológico. 
  5. O chá-verde e o café contêm compostos antioxidantes que facilitam a circulação do sangue no cérebro, melhorando as funções cognitivas. 

O seu estilo de vida revela se você pode ter Alzheimer no futuro 

Muitas pessoas acreditam que o Alzheimer é determinado principalmente pela genética. No entanto, os fatores ambientais impactam diretamente no seu cérebro, e o seu estilo de vida revela sua predisposição à demência. 

A exposição a poluentes, o estresse e um estilo de vida sedentário, contribuem para o declínio cognitivo. Sendo assim, não deixe de fazer exercícios físicos, beber água, investir em uma alimentação equilibrada e reduzir o estresse com uma rotina flexível. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário