scorecardresearch ghost pixel



Famílias cadastradas no CRAS recebem aviso importante do governo

Para continuar recebendo benefícios sociais, os beneficiários terão que revisar seus dados cadastrais.



O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é o local onde as famílias de baixa renda vão para se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico). O sistema, por sua vez, é a porta de entrada para uma série de benefícios sociais do governo, como o Bolsa Família.

Leia mais: Tupperware admite dificuldades e ações despencam na bolsa

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país, atualmente com 21,1 milhões de famílias atendidas. Nos últimos meses, a iniciativa foi alvo de uma grande pente-fino do governo federal para encontrar eventuais irregularidades e excluir que não se enquadra nas regras.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social anunciou a exclusão de cerca de 1,4 milhão de cadastros indevidos e informou que mais 1,1 milhão serão eliminados até dezembro. Para evitar que isso aconteça, o cidadão deve observar as novas regras do programa.

Para participar, a família precisa ter renda mensal de até R$ 218 por pessoa, além de cadastro ativo no CadÚnico. A renda por pessoa é resultado da soma da renda total de todos os integrantes, dividida pelo número de membros que vivem no lar.

Visita ao CRAS

Caso os dados do seu CadÚnico estejam desatualizados, o ideal é comparecer o quanto antes a uma unidade do CRAS para revisar as informações. O governo anunciou a contração de 12 mil funcionários novos para auxiliar no processo de revisão cadastral nos municípios brasileiros.

Durante a nova visita, o responsável com mais de 16 anos deve levar um documento pessoal de cada membro da família, comprovante de endereço e renda, além de outros documentos considerados importantes para comprovar sua situação socioeconômica.

A visita ao CRAS pode ser feita de forma espontânea por quem ainda não atingiu o prazo de dois anos desde a última atualização, mas é obrigatória nos demais casos.

Quando deixa de prestar as informações no prazo correto, o cidadão pode ter seu benefício cancelado. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, aqueles que forem convocados e não comparecerem terão o Bolsa Família bloqueado em até dois meses (a partir de maio).

Programas sociais

O CadÚnico dá acesso a uma série de programas sociais federais, estaduais e municipais. Confira alguns deles:

  • Bolsa Família;
  • Auxílio Gás;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Isenção de taxas em Concursos Públicos;
  • ID Jovem;
  • Carteira do Idoso;
  • Minha Casa, Minha Vida.




Voltar ao topo

Deixe um comentário