Farol alto ou farol baixo? A lei mudou e é bom ter cuidado com as multas

Depois de algumas alterações na legislação, muitas pessoas ainda se perguntam se é mesmo necessário dirigir com o farol baixo acionado nas estradas do país.



A verdade é que o trânsito brasileiro está cada dia mais cheio de regras. Muitas delas podem se tornar um tanto quanto nebulosas para algumas pessoas. Uma, em especial, gera dúvidas até hoje. Afinal de contas, é preciso dirigir com farol baixo ou farol alto nas estradas? Fique ligado na explicação para não tomar uma multa de bobeira.

Veja também: Novo GOLPE: criminosos estão roubando placas de carros e cobrando resgate

Farol alto e farol baixo; quando usar nas estradas?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) possui diversas normas que estabelecem como os motoristas devem se comportar. A Lei 14.071/2020 passou a valer ainda no ano de 2021 e trouxe algumas mudanças na legislação. Uma das alterações atinge diretamente a determinação sobre o uso do farol baixo aceso durante o dia.

Até então, a luz de posição (ou farol baixo) deveria permanecer acesa nas estradas, mesmo durante o dia. No entanto, a norma atualizada determina que o uso seja feito de maneira diferente.

Ainda é preciso acender o farol baixo nas rodovias, mas apenas em rodovias de pista única, conhecidas como vicinais. Alguns veículos contam com DLR, uma luz de condição diurna, a qual excluía a necessidade de acionar o farol baixo.

O que acontece se não seguir a norma

Conforme determina o artigo 250 do CTB, os motoristas que não mantiverem a luz acesa durante o dia, dentro das regras estabelecidas, serão multados. A multa é de R$ 130,16 e o cidadão terá 4 pontos descontados de sua CNH.

Dentro da cidade, não existe a obrigatoriedade do farol baixo. O que ocorre é que a luz de posição ajuda a sinalizar outros condutores sobre a sua presença na via. Isso quer dizer que é um dispositivo que previne graves acidentes.

No período noturno, a luz do farol deve permanecer acesa o tempo todo. Rodar com a iluminação desligada à noite também acarreta multa e desconto de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação, a CNH.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário