O mês de abril chega com uma dose a mais de ânimo para os trabalhadores brasileiros. Isso porque há feriado prolongado! Nada melhor do que uma quebra na rotina para descansar, repor as energias e seguir o mês ainda mais produtivo, não é mesmo? Veja os feriados do mês com mais tempo livre e os próximos até o final deste ano.
Leia mais: Não é por acaso: como a Páscoa e a Sexta-feira Santa são definidas? É feriado?
Para a alegria dos trabalhadores brasileiros, neste ano, muitas pausas obrigatórias cairão nas segundas e sextas-feiras. Isso quer dizer que é mais fácil ter alguns dias de descanso a mais e tempo livre para curtir à vontade. No ano passado, muitos feriados caíram aos sábados e domingos, por exemplo, rendendo menos folgas ainda.
Folga que os brasileiros esperavam
Em abril, o calendário nacional conta com dois feriados. São eles: a Sexta-feira Santa e Tiradentes. Além disso, há várias datas comemorativas neste mês, permitindo que os trabalhadores negociem com as empresas um descanso extra. Isso é fácil, especialmente para quem já tem banco de horas, por exemplo.
Mas é preciso ficar atento e deixar tudo muito bem conversado. Isso porque a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não obriga as empresas a dar folga prolongada para os funcionários. Por outro lado, se tratando de feriados nacionais, é preciso garantir o dia de descanso, sim.
Quem, por alguma razão, precisar trabalhar em esquemas de plantão terá o direito de receber o valor dobrado do dia ou acréscimo no banco de horas. No mês de abril, os cidadãos podem contar com dois dias oficiais livres. São eles:
- Sexta-feira Santa: 7 de abril (sexta-feira);
- Tiradentes: 21 de abril, sexta-feira.
Veja abaixo quais serão os próximos feriados nacionais ainda em 2023:
- Dia do Trabalho: 1 de maio, segunda-feira;
- Dia da Independência do Brasil: 7 de setembro, quinta-feira;
- Dia de Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro, quinta-feira;
- Dia de Finados: 2 de novembro, quinta-feira;
- Proclamação da República: 15 de novembro, quarta-feira;
- Natal: 25 de dezembro, segunda-feira.