Você já percebeu que, às vezes, algumas manchinhas pretas aparecem nas mangas? A princípio, você pode se preocupar e até pensar em descartar a fruta, mas tenha calma! Antes disso, aprenda a identificar se a manga está mesmo comprometida ou se pode ser consumida sem riscos à saúde.
Leia mais: Compulsão alimentar: CUIDADO, a culpa pode estar nestes 6 alimentos
Antes de tudo, é importante entender que as manchas são causadas por um fungo. Ele tem o nome complicado: é chamado de Colletotrichum. O fungo é o responsável por causar uma doença chamada antracnose.
Não se exalte ainda, pois não é preciso se preocupar.
Manchinhas pretas nas mangas
A doença antracnose pode afetar as plantas. É mais comum nas frutíferas, a exemplo da manga, mas surge também em outras, como o mamão, o tomate e a goiaba. O fungo prejudica os tecidos da planta. É por essa razão que ele provoca a queda das folhas e dos frutos, além de criar essas curiosas manchinhas pretas nas mangas.
Em alguns casos, esse fungo levar ao enrugamento e podridão dos frutos. Inclusive, para os agricultores, a antracnose é um problema que pode representar grandes perdas de produção.
Apesar da preocupação de muitas pessoas em consumir as mangas com manchinhas pretas, é preciso saber que o fungo não é prejudicial para a saúde humana. Ele também não é transmitido pelo consumo das frutas infectadas.
Por essa razão, quando as mangas estão infectadas com o fungo, elas ficam com as manchas pretas e moles. Por causa da aparência, muita gente prefere não consumir. O receio de que a fruta esteja comprometida é comum.
O que pode acontecer é o sabor e o cheiro ficarem diferentes do normal. Apesar disso, o fungo não é perigoso para as pessoas, já que infecta somente as plantas. Nesses casos, as mangas podem ficar ruins mais rápido. Então, de modo geral, não se deve desconsiderar por completo o que as manchinhas indicam.
A dica é cortar a fruta e conferir se está ou não boa para consumo antes de descartá-la por completo.