scorecardresearch ghost pixel



Gás de cozinha gratuito é confirmado em abril. Quem pode receber?

Brasileiros inscritos em programa social do governo federal vão receber repasse para compra do gás de cozinha.



Os brasileiros de baixa renda inscritos em um programa social já estão sacando os valores liberados pelo governo federal para ajudar na compra do botijão de gás. Criado pela gestão anterior, o programa Auxílio Gás retornou neste mês com novos pagamentos.

Leia mais: Caixa surpreende e faz REAJUSTE polêmico nos valores das apostas

O benefício é pago a cada dois meses e equivale a 100% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos. A pesquisa para apurar o custo médio do item é feita pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP).

Neste mês, cerca de 5,69 milhões de famílias vão receber R$ 110 do vale-gás nacional até o próximo dia 28. O calendário segue as mesmas datas do Bolsa Família, que quase sempre abrange os dez últimos dias úteis de cada mês.

Quem tem direito

O Auxílio Gás é pago aos brasileiros com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem ser contemplados.

A seleção dos aprovados é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social, pasta do governo responsável pela iniciativa. Quem está dentro das regras deve aguardar a aprovação para começar a receber.

Consulta e saque

Para descobrir se você foi selecionado para o Auxílio Gás, basta acessar o aplicativo Bolsa Família ou Caixa Tem. Outra opção é ligar para o telefone de atendimento da Caixa Econômica Federal no número 111.

O cidadão pode movimentar os recursos usando o aplicativo Caixa Tem, ou utilizar seu cartão social para saques em terminais de autoatendimento da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e nas unidades lotéricas.

O prazo para movimentar os valores é de até 90 dias após a data de depósito. Não é preciso prestar contas sobre a destinação do dinheiro.

Calendário completo

Os pagamentos ocorrem na ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, confira:

  • NIS final 1: 14 de abril (sexta-feira);
  • NIS final 2: 17 de abril (segunda-feira);
  • NIS final 3: 18 de abril (terça-feira);
  • NIS final 4: 19 de abril (quarta-feira);
  • NIS final 5: 20 de abril (quinta-feira);
  • NIS final 6: 24 de abril (segunda-feira);
  • NIS final 7: 25 de abril (terça-feira);
  • NIS final 8: 26 de abril (quarta-feira);
  • NIS final 9: 27 de abril (quinta-feira);
  • NIS final 0: 28 de abril (sexta-feira).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário