As plantas mantidas em ambientes fechados precisam de cuidados específicos, como o adubo. Isso acontece porque nem todas têm acesso a luz e água o suficiente, exigindo manutenção. Portanto, você deve adubar cada planta, e não é necessário comprar misturas prontas. Existem alternativas naturais e sustentáveis, a partir do uso de resíduos orgânicos que são descartados.
Veja também: Quem conhece ESTA planta nunca mais sofreu com mofo em casa
Restos de alimentos podem virar adubo
Restos de legumes e frutas, pó de café e casca de ovo. Provavelmente você joga estas sobras no lixo, que podem ser reaproveitadas. Algumas pessoas preferem manter uma composteira, que decompõe detritos orgânicos para gerar adubo. No entanto, caso a intenção seja o uso do fertilizante em doses pequenas, priorize receitas caseiras mais simples. A seguir você vai aprender a fazer um adubo caseiro rico em nutrientes.
Veja como preparar adubo caseiro para plantas
Você vai precisar de:
- Pó de café.
- Cascas de frutas e legumes.
- Cascas de ovos.
Modo de preparo:
- 1° Passo: certifique-se que todos os materiais estão limpos, sem resquícios de condimentos ou sujeiras.
- 2° Passo: coloque o pó de café, as cascas de ovos e frutas em um liquidificador e bata até obter uma mistura com textura de farinha ou farofa.
- 3° Passo: armazene em um recipiente com tampa e use a cada quinze dias no solo das plantas, até uma colher de sopa por vaso.
Considere as necessidades de adubo de cada planta
Lembre-se de estudar as necessidades nutricionais das suas plantas, incluindo o perigo adequado de rega. Caso a terra fique ressecada, os nutrientes do adubo não serão transferidos para as folhas e flores.
Outro ponto importante que deve ser observado é a exposição ao sol. É claro que algumas plantas podem sim ser mantidas nas sombras. Contudo, todas precisam realizar o processo da fotossíntese, nem que seja à meia luz.