scorecardresearch ghost pixel



Mais saudável? Cientistas criam colher que adoça alimentos sem precisar de açúcar

Pesquisadores americanos criaram uma colher que dizem poder tornar a comida mais doce. Veja como ela funciona e a 1ª imagem do protótipo.



Talheres poderiam enganar nosso paladar e nos ajudar a comer de forma mais saudável? Essa é a esperança de pesquisadores nos Estados Unidos, que projetaram uma colher que, segundo eles, poderia tornar a comida mais doce – sem adição de açúcar.

Leia mais: Não tem erro! 3 melhores perfumes masculinos para escolher sem medo

Em teoria, isso significaria que não precisaríamos procurar opções açucaradas – incluindo adoçantes, que as evidências agora sugerem que podem estar ligadas a mudanças em nosso microbioma intestinal (a colônia de micróbios cada vez mais ligada à imunidade).

Como ela funciona?

A colher, que está nos estágios iniciais de design, teria saliências na parte inferior para aumentar a área de superfície que tem contato físico com as papilas gustativas em nossa língua.

Basicamente, essas saliências seriam cobertas por uma camada de moléculas chamadas ligantes. Um ligante é uma substância química que interage com receptores específicos nas células para iniciar uma resposta fisiológica. Eles têm formas e propriedades específicas que lhes permitem se ligar em um receptor específico, como peças de um quebra-cabeça.

Nesse caso, os pesquisadores dizem que o ligante usado é retirado do açúcar – e grudado na colher. Como resultado, a colher estimularia receptores doces nas papilas gustativas, sem que tivéssemos que ingerir açúcar.

“É uma ótima ideia”, diz o Dr. Carl May, pesquisador associado em bioquímica da Universidade de Bristol, que não esteve envolvido no projeto. ‘Esta colher vai enganar nossos cérebros fazendo-os pensar que estamos comendo comida doce. Afinal, a língua pode detectar o açúcar, mas o “açúcar” — ou seja, o ligante — está preso à colher, e não na comida que comemos.’

Sugarware

Os designers americanos, que chamaram a colher de Sugarware, ganharam recentemente o prêmio de vice-campeão estudantil na competição Biodesign Sprint 2022, que apresenta novas ideias em biotecnologia.

Carolyn Chiu, membro da equipe Sugarware e estudante da Universidade da Califórnia, em Davis, disse aos juízes que seu público-alvo são pessoas com diabetes ou que desejam reduzir o consumo de açúcar.

Sem mais delongas, confira a imagem da colher:

Sugarware, colher que promete adoçar sem precisar de açúcar




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário