Os motoristas precisam se preocupar com cinco importantes documentos para poderem circular com tranquilidade, sem infringir as leis de trânsito. Se até então você dedicava atenção apenas à validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é bom conferir estes outros documentos essenciais. Veja quais são eles.
Leia mais: Surpresa desagradável: novas regras de trânsito geram multas para motoristas desavisados
Não é sem motivos que muitas pessoas dizem que a manutenção com os veículos custa caro. Não diz respeito somente às revisões frequentes, ou os gastos na hora de abastecer. Os condutores devem conferir se, além da CNH, estes outros dois documentos estão em dia.
4 importantes documentos de todo motorista
Estamos falando sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat), do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV).
Viu só quantos nomes? Todos eles têm uma importância única. O motorista que circula com algum destes documentos fora do prazo pode ser penalizado, assim como acontece com aqueles que perdem o prazo de atualização da CNH. Veja qual a finalidade de cada documento:
- IPVA: a sigla faz referência ao imposto estadual anual que incide sobre a propriedade de veículos. O valor é definido com base no valor de venda do veículo e tem que ser pago uma vez ao ano. Quem deixa de pagar pode ser multado.
- DPVAT: é um seguro obrigatório que ampara as vítimas de acidentes que sofreram danos. Todos os condutores devem ter o documento em dia. O pagamento está suspenso desde 2021, mas deve voltar em 2024.
- CRV: é documento que comprova que o veículo que você usa não é roubado. Ele tem informações essenciais, como o nome do dono do veículo, placa e outros dados.
- CRLV: é um documento que comprova que o veículo está licenciado e registrado no Detran e permite que o carro transite.