Multa de R$ 195 e 5 pontos na CNH: será que seu insulfilm está correto?

Com as alterações no Código de Trânsito Brasileiro, novas regras foram estabelecidas para o uso do insulfilm. Fique atento para não levar multa!



Películas para escurecer os vidros e impedir a entrada total de luz no interior dos carros são bastante procuradas pelos motoristas. Conhecidas popularmente como insulfilm, elas aumentam a sensação de segurança e também ajudam a melhorar o conforto térmico dentro do veículo. No entanto, é necessário ter atenção com o seu uso, visto que a legislação mudou recentemente.

Leia mais: Terror dos motoristas! Pise no freio para as 3 multas mais caras do CTB

Conforme a Resolução 989/2022 do Conselho Nacional de Trânsito, a transparência mínima exigida para a película nos vidros do para-brisa deve ser de 70%. Dessa forma, os veículos antigos que possuem a película com nível de transparência de 75%, como era obrigatório anteriormente, não precisarão realizar modificações.

Já em relação aos vidros laterais traseiros, a porcentagem continua a mesma. Ou seja, eles precisam ter, no mínimo, 28% de transparência. Assim, caso o motorista seja parado em uma blitz e não tenha adequado seu automóvel às novas regras, ele poderá ser penalizado.

Outras mudanças em relação ao insulfilm

O nível de transparência do insulfilm não foi a única característica do item que foi alterado pela nova lei. Desse modo, estão proibidas as películas espelhadas ou opacas, independente da cor. A decisão ocorreu devido a esse tipo de insulfilm comprometer a visão dos motoristas.

Assim, a única exceção para esses tipos de películas são para vídeos de determinados veículos, como máquinas agrícolas, florestais, veículos blindados e aqueles que circulam fora das vias públicas.

No entanto, o maior ponto de atenção dos motoristas deve ser em relação às bolhas na aplicação do artifício. Por comprometerem a visão do motorista e aumentarem os riscos de acidente, a nova lei tornou expressamente proibido o uso de insulfilm com bolhas.

O que acontece com quer for pego com veículo inadequado?

Caso o motorista seja flagrado por algum dos órgãos responsáveis pela fiscalização, como o Detran ou a Polícia Rodoviária Federal, utilizando insulfilm fora das novas regras, ele poderá sofrer a penalização indicada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Dessa forma, o descumprimento da regra representa infração grave, com chance de aplicação de multa no valor de R$ 195,23. Além disso, o motorista poderá perder cinco pontos na Carteia Nacional de Habilitação (CNH). Por fim, caso a película não possa ser retirada no local da fiscalização, os órgãos estão autorizados a apreenderem o veículo até que o insulfilm seja regularizado de acordo com as novas regras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário