A primeira coisa que todo brasileiro aprende a cozinhar quando mora sozinho é arroz branco. Afinal, o prato mais popular do país é exatamente arroz com feijão. Embora pareça fácil, preparar um bom arroz branco soltinho tem seus desafios. Hoje você aprenderá a fazer um arroz perfeito e sem segredos.
Veja também: Colher de pau na cozinha: 4 bons motivos para você eliminá-la da sua vida
Primeiramente, saiba que existem diversos tipos de arroz. Dentre eles, o arroz negro, arroz japonês, arroz arbóreo, arroz parboilizado, arroz vermelho e diversos outros. A nossa receita é destinada ao preparo do arroz branco tradicional, o mais comum nos mercados.
Seguindo o passo a passo apresentado logo mais abaixo, o seu arroz ficará soltinho e macio. Alguns detalhes fazem toda a diferença na hora do cozimento. Por isso, obedeça às instruções exatamente, por mais que elas pareçam simples demais.
Aprenda a fazer o arroz perfeito em pouco tempo:
A primeira coisa a se fazer é escolher um bom arroz, de uma marca confiável e com grãos inteiros. Não utilize farelo de arroz, ou arroz fracionado.
Você precisará de:
- 1 xícara de 250 ml cheia de arroz – esta é a xícara padrão de chá;
- 1 colher de sopa de sal comum;
- 2 dentes de alho – prefira os maiores;
- ½ cebola pequena;
- 1 colher e ½ de óleo de milho ou de girassol;
- 600 ml de água fria e filtrada.
Modo de preparo correto
A primeira coisa a se fazer é lavar o arroz, contudo leia a embalagem, já que algumas marcas excluem a lavagem. Se precisar lavar utilize uma peneira e água corrente.
Pique a cebola e o alho em cubos bem pequenos. Coloque o óleo na panela e comece e refogue os condimentos. Acrescente o sal, depois o arroz e mexa sem parar até sentir que os grãos estão começando a grudar no fundo.
Adicione a água e tampe parcialmente a panela – deixe uma saída de vapor. Quando a água começar a pular basta diminuir o fogo para a chama mais baixa. Desligue o fogo quando a água secar. O processo total demora em torno de 18 minutos.