Os óleos naturais fazem sucesso quando o assunto é manter os cabelos hidratados e saudáveis. O óleo de coco, por exemplo, está presente em diversos xampus, cremes e máscaras hidratantes. Nesse caso, também pode ser usado em soluções concentradas, para estimular a recuperação dos fios. Ainda assim, ainda que seja natural, é preciso ter alguns cuidados quando se trata de finalização.
Veja também: Tem medo de tingir o cabelo? 4 cores estão em alta e são fáceis de manter
Óleo de coco antes da chapinha: não faça isso!
Infelizmente, algumas mulheres acabam queimando o cabelo ao passar óleo de coco antes de fazer chapinha ou aplicar o secador. Isso acontece porque essa substância age como condutor térmico, elevando a temperatura.
Dessa forma, as cutículas sofrem com o superaquecimento e em alguns casos, promove a queda. Sendo assim, antes de realizar qualquer alisamento, não esqueça de verificar quais são as fórmulas mais indicadas.
Antes de finalizar o cabelo, aplique protetor térmico
O óleo de coco, conforme mencionado, pode provocar acidentes na hora de alisar os cabelos. Ao aquecer demais, o aparelho tende a grudar no fio, e ao tentar interromper o processo, existe o risco de você se queimar.
Antes de iniciar qualquer finalização, com escova, secador ou chapinha, aplique um protetor térmico. Muitos cremes conhecidos como ‘’leave-in’’ tem essa função, lembrando que todos precisam ser aplicados seguindo as instruções do rótulo.
Outro hábito que danifica o cabelo é passar a chapinha com os fios molhados, destruindo suas fibras. Por mais trabalhoso que seja, faça o que é correto, mantendo boas práticas, para ter uma boa autoestima.
Tenha cuidado com as dicas compartilhadas na internet
Desconfie de métodos de alisamento rápidos, que prometem soluções milagrosas em um único dia. Geralmente, os tratamentos de reconstrução levam tempo e exigem produtos específicos que atendam às suas necessidades.
Os cabelos são estruturas delicadas que refletem a sua saúde, vitalidade e beleza. Com isso, jamais use óleo de coco antes de passar a chapinha.