Sabia que há um limite de tempo para armazenar carnes, incluindo frango, na geladeira para garantir a segurança alimentar? Embora muitas pessoas acreditem que os alimentos permanecem seguros para consumo por dias na geladeira, a realidade é que há um tempo máximo de refrigeração seguro.
Veja também: Frango empanado: esta é a receita perfeita que todo mundo esconde
Quais os riscos de não armazenar o frango corretamente
Ainda que a refrigeração diminua o crescimento microbiano, não o impede completamente. Alimentos perecíveis como carne de frango podem estragar gradualmente na geladeira devido ao crescimento de microorganismos, como bactérias, vírus e mofo.
Isso pode resultar em intoxicação alimentar, também conhecida como doença transmitida por alimentos. Portanto, é importante estar ciente do tempo de armazenamento adequado e descartar qualquer alimento que tenha excedido o limite seguro.
Quanto tempo o frango deve ficar na geladeira?
Conforme a Agência de Alimentos dos EUA, é seguro armazenar o frango cru na geladeira por até um ou dois dias. Isso significa que, após comprar o frango, é importante decidir se deve cozinhá-lo no mesmo dia ou no dia seguinte. Se não for o caso, outras medidas de armazenamento seguras devem ser aplicadas.
É fundamental seguir rigorosamente o tempo máximo de armazenamento para evitar que os microrganismos, como as bactérias, comecem a crescer nos alimentos. Depois desse tempo, o frango não é mais seguro para o consumo e pode causar intoxicação alimentar se for consumido.
Não consegue consumir nesse tempo?
Se você comprou frango, mas não planeja cozinhá-lo nas próximas 48 horas, é importante lembrar que armazená-lo na geladeira não é seguro, como já mencionamos. Nesse caso, a melhor opção é armazená-lo no congelador, que, de acordo com os órgãos de alimentação, pode mantê-lo seguro por tempo indeterminado. No entanto, é recomendável consumi-lo dentro de 12 meses de armazenamento para garantir a qualidade e segurança alimentar.