Grandes frases são quase sempre ditas por pessoas influentes. No entanto, algumas delas ganham uma fama que foge de seu sentido original. Existem várias falas célebres que foram erroneamente atribuídas a pessoas famosas, sendo elas sem evidências ou distorcidas do seu pensamento original.
Veja também: Pessoas persuasivas usam estas 3 frases tóxicas para conseguir o que querem
Na maioria das vezes, elas são atribuídas a grandes pensadores, como filósofos ou cientistas. Antes de prosseguirmos, verifique sempre a autoria original da fala e sinta-se à vontade de usar, ainda mais quando for impactante dado o seu contexto.
Quais falas famosas não foram ditas por estas figuras conhecidas?
1. “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”
Por mais que possa parecer uma frase dita pelo naturalista Charles Darwin, não existe nenhuma evidência que comprove que ele é o autor.
2. “Diga-me com quem tu andas que eu direi quem tu és”
A frase é um ditado popular utilizada há muitos anos. No entanto, a sua autoria ainda é desconhecida. Do mesmo jeito, também não está em nenhuma passagem da bíblia.
3. “Os fins justificam os meios”
A expressão é atribuída a Maquiavel. No entanto, não existe nenhuma comprovação de que Nicolau Maquiavel tenha realmente dito. É comentado que a fala é uma distorção das ideias do filósofo. Frequentemente, a interpretação das obras de Maquiavel é assunto de debates.
4. “O dinheiro é a raiz de todo o mal.”
Atribuída à bíblia, a passagem original diz “o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal”. Há uma pequena diferença.
5. “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”
Uma fala envolvendo a liberdade de expressão, tema amplamente defendida pelo filósofo iluminista Voltaire, nunca foi dita oficialmente por ele. A frase original é da biógrafa de Voltaire.
6. “Se eles não têm pão, que comam brioches”
A frase é atribuída a rainha francesa Maria Antonieta, só que não se tem evidências de que foi ela que disse. Jean-Jacques Rousseau, uma das principais figuras da Revolução francesa, comentou que uma princesa falou tal frase ao perceber o povo faminto. Em nenhum momento, ele citou o nome de Antonieta.