Algumas atitudes dos clientes em restaurantes podem torná-los desagradáveis, e isso pode ser um reflexo da educação que receberam ao longo da vida ou mesmo do contexto em que estão inseridos (o país de origem, em caso de viagem internacional, por exemplo). Continue lendo para ver algumas atitudes que podem te fazer ser visto como o chato do restaurante pela staff.
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Antes de conhecer as atitudes e decidir se concorda ou discorda delas, lembre-se de que o contexto cultural importa muito, principalmente em casos de viagens. Para a lista abaixo, nos inspiramos na lista do site especializado em turismo grego Brazil Greece.
Veja atitudes para evitar e não ser o chato do restaurante
A primeira atitude considerada problemática na lista é pedir várias exceções em um prato, o que pode descaracterizá-lo e torná-lo algo totalmente diferente do original. Isso é comum em diversas partes do Brasil, mas muitos restaurantes até se recusam a fazer, sobretudo os com cardápio assinado. Em vez disso, é mais justo e fácil solicitar outra opção que atenda às suas preferências ou restrições.
Outra atitude conhecida como chata é a de reclamar da temperatura do prato sem levar em consideração o fato de que o cliente pode ter contribuído para isso, como em casos que o cliente se afasta para fumar. Se não for o caso, reclamar é um direito.
A terceira questão é sobre dividir a conta, que é algo muito comum em grupos de amigos ou familiares em restaurantes, mas que muitas vezes não tem uma divisão final igual e isso pode gerar desconforto. Por isso, é importante calcular corretamente o valor individual a ser pago para evitar situações constrangedoras.
Por fim, lembre-se de que pedir a opinião do garçom pode ser uma boa tática, mas se após várias indicações você acabar recusando todas e escolhendo algo completamente diferente, isso pode fazer com que o garçom perca tempo em vão.
Essas atitudes podem parecer pequenas, mas podem ter um grande impacto no ambiente do restaurante e na experiência dos outros clientes e funcionários. Por isso, é sempre bom se colocar no lugar do outro e pensar no impacto que nossas ações podem ter. Com pequenas mudanças de comportamento, é possível ter uma experiência muito mais agradável e satisfatória em um restaurante.