Nem tudo são flores! ESTAS são as profissões mais infelizes, segundo Harvard

A pesquisa de Harvard é uma das mais antigas no tema da felicidade. Dentre suas descobertas, estão as profissões mais infelizes.



O mercado de trabalho dispõe de muitas possibilidades. Existem profissões para todo tipo de habilidade, estilo de vida, conhecimento. Porém, fato é que existem algumas profissões ligadas a rotinas mais infelizes.

Veja também: 80 profissões que sumirão com o ChatGPT; tem até contagem regressiva

O estudo “Harvard Study of Adult Development”, que iniciou em 1938, reúne dados de saúde e pesquisa de mais de 700 pessoas ao redor do mundo. Algumas conclusões consideráveis já foram tiradas desde o seu começo, como na relação felicidade-trabalho. 

Quais são as profissões mais infelizes do mundo? 

Conforme o estudo de 85 anos, os empregos mais infelizes são aqueles mais solitários. São aqueles trabalhos que não precisam de tanta interação humana e que também não oferecem chances para ser construído relações com colegas de trabalhos. 

Dessa forma, indo em direção contrária ao que pensa parte da sociedade, o dinheiro proveniente do trabalho não é o mais importante para que se tenha uma vida feliz.  

Em outras palavras, o segredo para que se tenha uma vida mais feliz está nos relacionamentos que deixam as pessoas felizes. De maneira idêntica, as profissões mais propícias a deixarem as pessoas infelizes são aquelas que mais causam sensações de solidão. 

Resumidamente, são aquelas profissões que não demandam de nenhum parceiro ou colega de trabalho por perto para sua realização ou suporte. Dentre as profissões citadas, encontra-se motorista de caminhão e segurança noturno. 

Saúde mental no trabalho: como melhorar? 

Semelhantemente, é também preciso entender que estar perto de outras pessoas não são uma garantia de felicidade. Relacionamentos tóxicos podem existir também no ambiente de trabalho, ao ponto de afetar diretamente a produtividade. Assim sendo, os sentimentos ruins podem permanecemos mesmo em situações que poderiam ser potenciais contornadoras do problema. 

Em suma, a saúde mental no trabalho é um tema que cada vez mais sendo aprofundado e a necessidade de interação social é uma das chaves para ser uma vida mais feliz, desde que positiva. Caso você esteja passando por algum problema mais sério, consulte com um profissional da saúde e investigue sua situação. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário