scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro esquecido em bancos: você pode ter uma BOLADA e não faz ideia

Liberação dos valores foi feita pelo Banco Central no início de março. Até o momento, milhares de brasileiros já resgataram boas quantias. Veja como consultar.



Até o momento, o sistema Valores a Receber, do Banco Central, já registrou cem milhões de buscas de pessoas físicas e jurídicas com direito de reaver o dinheiro que foi esquecido em bancos. Do total de consultas, 46,4 milhões de brasileiros tinham quantias para resgatar nesta ocasião.

Leia mais: Banco Central autoriza cobrança de taxa no PIX; veja quem será afetado

Para saber se uma pessoa faz parte do grupo de quem tem dinheiro parado nas instituições financeiras, basta acessar, a qualquer momento, o site valoresareceber.bcb.gov.br. O que é importante ressaltar é que o processo é diferente para PJ e pessoas físicas. Veja então como consultar ao longo do texto.

Passo a passo para saber se há algum dinheiro parado

Como mencionado, o primeiro passo para verificar os valores é visitar o site oficinal do Valores a Receber. Nele, cada cidadão deverá informar dados como CPF e data de nascimento. Já as pessoas jurídicas, devem adicionar o número de CNPJ e a data da abertura de empresa. Desse modo, o sistema informará se há valores disponíveis.

A consulta pode ser feita tanto em dispositivos móveis quanto no computador.

Vale lembrar que a funcionalidade do sistema apenas aponta se há valores ou não disponíveis, ou seja, não revela a quantidade que poderá ser resgatada. Para isso, é fundamental que a pessoa realize login no sistema para verificar o valor exato. Isso é feito por meio de uma conta Gov.br, que apresenta os diferentes níveis de segurança.

Você precisar estar na categoria prata e ouro para ter acesso às informações. Também é possível verificar as quantias de pessoas falecidas, usando apenas o CPF do indivíduo.  Caso a consulta revele que há valores a receber, é importante que o cidadão siga para o segundo passo de solicitação.

Desse modo, o sistema irá fornecer todas as orientações de protocolo para receber.

Durante entrevista ao Jornal Nacional, o Chefe do Departamento e Atendimento Institucional do Banco Central, Carlos Eduardo Gomes, explicou que uma vez dentro do sistema, a pessoa poderá terá ter acesso à origem do dinheiro, bem como a instituição que detém o valor.

Os bancos contam com o prazo de 12 dias para entregar o crédito na conta de quem está o solicitando. Já outros solicitantes, como herdeiros e beneficiários, precisam comprovar que têm direito ao dinheiro parado.

Ainda é importante salientar que todos os brasileiros devem ficar atentos aos golpes, já que o sistema está sendo usado pelos estelionatários para enganar as pessoas e conseguir as quantias. Sem falar do acesso aos dados pessoais para aplicar golpes no futuro. O Banco Central afirma que o canal oficial de consulta é o site mencionado.

O recurso é gratuito. A organização nunca irá requisitar senhas ou entrará em contato para devolver valores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário