Os feriados promovem uma verdadeira paz aos trabalhadores, que aproveitam o dia de folga para descansar, viajar e até mesmo colocar ordem em algumas coisas da vida. O mês de abril possibilitou duas pausas prolongados para os brasileiros, sendo a Sexta-Feira Santa (7) e o Dia de Tiradentes (21), mas vem mais por aí. Um novo feriado foi decretado? Parece que sim! Veja quais as novidades.
Leia mais: Praia ou ficar em casa? Confira a previsão do tempo para o feriado de 1º de maio
Com a chegada do mês de maio, os trabalhadores já aproveitam um feriado logo de cara: o Dia do Trabalho, 1.
O que muitos ainda não sabem é que um feriado “secreto” também está vindo por aí. Isso porque essa data em questão é comemorada somente em nove dos estados brasileiros. Dessa forma, vale a pena ressaltar que a pausa se torna ainda menos conhecida por não ser um feriado nacional, mas sim regional.
Novo feriado é decretado
A data em questão diz respeito ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A data foi escolhida pelo dia ser conhecido como o “Dia Nacional de Zumbi”, que faz alusão a Zumbi dos Palmares. Ele foi um líder quilombola, símbolo da luta contra o racismo no Brasil e faleceu nesta data.
O feriado serve como um momento de reflexão e ponderação sobre os atos de crueldade que a população negra escravizada no país sofreu durante o período colonial, além dos reflexos que essa cultura antiga tem sobre a atualidade. Mesmo sendo um feriado local em apenas nove estados brasileiros, um projeto de lei tenta fazer com que o 20 de novembro se torne uma pausa obrigatória em todo país.
De acordo com o PL 482/2017, proposto pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o feriado do Dia da Consciência deveria entrar no calendário nacional. A medida já foi aprovada pelo Senado e encaminhada para a Câmara dos Deputados. Apesar disso, o texto permanece no aguardo para seguir para a votação com o presidente da casa.
Enquanto isso, o dia 20 de novembro permanece sendo uma folga garantida somente para os moradores dos estados que aderiram ao feriado por meio de leis locais.