Essa história poderia fazer parte do roteiro do filme “Anaconda Parte 5“, porque o susto que a dona de casa, que preferiu não ser identificada, levou ao abrir a máquina de lavar e se deparar com uma jiboia de 1,2 metros de comprimento, é digno de um filme de terror aventuresco.
Leia mais: Ter uma tatuagem de cobra pode ser uma péssima ideia; veja o motivo
Entenda a história
Uma jiboia foi encontrada em uma máquina de lavar em uma casa no bairro Ipês II, em Araguari, Minas Gerais, no sábado, 18 de março. Desesperada, a dona de casa acionou o Corpo de Bombeiros para fazer a retirada da cobra de 1,2 metros de comprimento e garantir a segurança das pessoas e do animal.
Após o resgate, a jiboia foi devolvida com sucesso pelos bombeiros ao seu habitat natural, e tudo acabou bem.
A cobra era perigosa?
Nicolás Pelegrin, coordenador do Laboratório de Répteis e Anfíbios (Reptan) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), contou que a cobra não era de espécie peçonhenta, por isso, não era necessário criar pânico e medo. Porém, essas cobras podem sim morder, por isso, é necessário que o manuseio do animal seja realizado por profissionais, já que a mordida pode causar uma série de inflamações secundárias.
O coordenador ainda afirma que é bastante comum ocorrer casos como esse em regiões próximas a matas e córregos, que normalmente são menos urbanizadas.
É importante ressaltar que não é recomendado, de maneira nenhuma, capturar animais silvestres por conta própria, sejam eles peçonhentos ou não. Caso você encontre um animal silvestre em algum ambiente urbano ou na sua própria casa, entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
O que fazer caso encontrar um animal silvestre?
Ao encontrar animais silvestres, é necessário e importante saber o que fazer para que tudo ocorra da melhor forma possível. A primeira coisa que você deve saber é que não deve pegar, tocar ou mexer no animal, independentemente de qual animal seja e se ele aparenta estar ferido ou não.
Depois, é necessário entrar em contato com a Polícia Ambiental ou com o Corpo de Bombeiros, já que esses profissionais foram treinados e capacitados para saber como proceder nesse tipo de situação.