O mistério por trás do ponto vermelho do pneu que ninguém nunca te contou

Seu carro tem um ponto vermelho no pneu e você não faz ideia do porquê? Entenda agora o que significa essa marcação realmente importante.



A mecânica é um dos conhecimentos básicos que poderia auxiliar muito a vida de todas as pessoas. Afinal, basta ter um carro em mãos para se deparar com problemas e dúvidas que poderiam ser solucionadas de forma fácil. Uma das questões levantadas é: para que serve o ponto vermelho no pneu?

Veja também: Compre sem medo! 10 carros com manutenção barata para economizar

Detalhes do automóvel sempre são importantes

O estado de um automóvel dependerá inteiramente dos cuidados que o proprietário atual ou anterior teve. Desde a forma de condução, a quantidade de gasolina que é depositada, a manutenção constante do motor, a troca de óleo e o cuidado com os acabamentos e pneus, tudo influencia. Aliás, os pneus são de vital importância para o carro.

Os pneus são essenciais para o veículo poder rodar, mas suas condições também são importantes, pois eles que vão garantir a integridade física dos passageiros. Por isso é importante que estejam em bom estado. Você já notou o ponto vermelho no pneu? Saiba que ele tem um significado.

Para que serve o ponto vermelho no pneu?

Muitas vezes podemos encontrar números, letras, símbolos ou marcas que podem ser desconhecidas, mas não são difíceis de interpretar. Uma das marcas que mais gera confusão, sem saber o que significa, é um pequeno ponto vermelho no pneu que fica localizado na lateral das rodas e é importante para garantir o bom funcionamento do veículo e também a sua segurança.

Entenda para que ele serve

“O ponto vermelho no pneu indica a diferença entre a força radial máxima (flutuação na força que aparece no eixo de rotação do pneu ao aplicar uma carga a uma determinada velocidade) e deflexão (pontos de maior e menor peso). Tanto a força radial quanto a deflexão devem ser minimizadas para garantir uma instalação adequada e uma condução confortável”, de acordo com um artigo científico sobre o tema.

Isso significa que o ponto vermelho serve para o correto posicionamento e montagem do pneu. Especificamente, facilita o balanceamento, pois marca o ponto máximo de variação da força radial (RFV), defeito imperceptível a olho nu e causado pelo fato de nenhum pneu ser perfeito em seu formato ou na rigidez de sua estrutura.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário