Com a chegada da Páscoa e das comemorações da semana santa, os consumidores se deparam com diversas promoções para aproveitar as datas comemorativas. É necessário ficar atento aos canais de ofertas e aos prêmios oferecidos, visto que os golpistas do PIX estão atuando cada vez mais utilizando o nome de grandes empresas e bancos para fazer mais vítimas. Desta vez, eles estão usando o nome do Nubank.
Leia mais: Golpe do vírus que faz PIX sozinho engana clientes Inter, Nubank e PagBank
Por meio do WhatsApp, os criminosos enviam uma mensagem informando sobre uma suposta promoção de Páscoa que o Nubank estaria realizando. Por meio de um link, o usuário conseguiria uma oferta de um PIX de R$ 500, que seria feito para aqueles que responderem ao questionário disponibilizado.
Ao responder às perguntas, é indicado que o usuário deve compartilhar a mensagem com outros contatos para poder receber a transferência da quantia. Claro, PIX nunca é feito. O consumidor acaba sendo vítima de mais um golpe.
Golpe é antigo
É válido ressaltar que essa artimanha já é bastante comum na comunidade dos golpistas. Eles utilizam o nome do Nubank, informando que a instituição estaria ofertando um valor comemorativo a um grupo específico de pessoas. Outras versões desse mesmo golpe foram utilizadas no Natal, no Ano-Novo e também no Carnaval.
A fintech afirma que não há nenhum tipo de promoção de Páscoa em que esteja ofertando um PIX de R$ 500 ou qualquer outro valor para os seus clientes. Com o intuito de esclarecer as dúvidas e instruir os seus usuários, o banco divulgou algumas medidas que devem ser tomadas nestes casos e em outros golpes.
Como agir ao receber a mensagem do PIX?
De acordo com o Nubank, o primeiro passo ao receber uma mensagem que oferta é não clicar no link e não compartilhar com terceiros. Em seguida, é necessário realizar uma denúncia do contato que enviou o texto da suposta promoção de Páscoa e enviar um e-mail informando o ocorrido para o endereço pagina.falsa@nubank.com.br.
O banco conseguirá auxiliar no combate às fraudes virtuais que envolvam o nome da instituição, evitando que outras pessoas sejam vítimas do crime. Caso a vítima tenha clicado no link e esteja com medo de os seus dados serem divulgados, será necessário entrar em contato com os canais de atendimento do Nubank ou acessar o site do SOS Nu.
Os canais de atendimento disponibilizados pela fintech são estes:
- E-mail: meajuda@nubank.com.br;
- Telefone: 0800 608 6236;
- Chat no próprio aplicativo do Nubank.