PERIGO no feriado: 10 dicas do Detran para cair na estrada com segurança

Com a chegada do feriado prolongado, as estradas ficam mais cheias e acidentes podem acontecer. Felizmente, há práticas para deixar a viagem mais segura.



Segundo balanço divulgado na última segunda-feira, 24, pela Polícia Rodoviária Federal, o número de acidentes nas estradas federais durante o feriado prolongado de Tiradentes de 2023 aumentou, em relação ao ano passado. Que tal seguir as recomendações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para garantir a segurança?

Leia mais: Praia ou ficar em casa? Confira a previsão do tempo para o feriado de 1º de maio

O próximo feriado é o do Dia do Trabalhador, comemorado nesta segunda-feira, 1 de maio. Datas como essa costumam gerar preocupações justamente devido ao aumento de problemas no trânsito. Por essa razão, o Detran de São Paulo separou dicas de proteção para quem está preparado para pegar a estrada e aproveitar os dias de descanso.

Durante os feriados prolongados, é comum ocorrer um aumento no fluxo de veículos nas rodovias brasileiras, o que aumenta também o risco de acidentes de trânsito. Infelizmente, muitas vezes esses problemas resultam em vítimas fatais, logo deixam um rastro de tristeza e dor para todas as famílias envolvidas.

Felizmente, há diversas práticas que podem ser adotadas pelos motoristas para manter o bem-estar durante a viagem e evitar esses trágicos desfechos. Para isso, e importante estar atento às dicas de segurança para garantir um trajeto tranquilo e seguro para todos os passageiros no veículo.

Recomendações para uma viagem segura durante o feriado

Uma das principais orientações do Detran é sobre o uso de bebidas alcoólicas pelos condutores. Além de causar acidentes, isso também pode trazer problemas financeiros. O habilitado que for flagrado embrigado ou que não permitir a realização do teste de bafômetro pode receber uma multa de R$ 3 mil, além de ter a carteira suspensa.

Para manter a segurança, é extremamente importante dirigir dentro do limite de velocidade estabelecido, além de não exceder o transporte de capacidade máxima de pessoas, que é indicado no manual do carro. A segurança também envolve uso de cadeirinha para crianças, cinto de segurança para todos e viseira abaixada no capacete, para quem está trafegando de moto.

Outros cuidados que fazem parte dessa lista é o descanso do motorista, que precisa de uma boa noite de sono para poder conduzir com atenção. Além disso, o uso de chinelo deve ser feito somente quando o condutor chegar ao destino. O recomendado ao dirigir é usar sapatos que se firmem nos pés ou simplesmente viajar descalço.

Ter o documento do carro, assim como a habilitação em mãos e um celular recarregado, também é essencial para uma viagem segura, contudo o dispositivo não pode acabar servindo de distração, pois ele é liberado apenas para ser utilizado na função GPS e desde que seja fixado no para-brisa ou no painel dianteiro.

Por fim, é essencial ter cuidado redobrado quando viagem é feita durante as chuvas. Sendo assim, a velocidade deve ser reduzida e uma distância de segurança ainda maior deve ser estabelecida entre os carros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário