PIX que se cuide! Usuários poderão pagar compras direto no WhatsApp

Medida beneficiará comerciantes locais, pois deixará o processo de pagamento bem mais prático. Veja mais informações sobre a nova função.



Os 169 milhões de usuários brasileiros do WhatsApp poderão contar com uma nova funcionalidade no aplicativo. Ela promete facilitar a vida dos clientes e das pequenas empresas que desejam comprar e vender totalmente online. Segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, os consumidores poderão pagar por compras diretamente no app.

Leia mais: Demorou 14 anos, mas WhatsApp finalmente lança função SUPER esperada

Todo o suporte comercial já disponível na ferramenta se beneficiará com o complemento, facilitando então o dia a dia dos comerciantes, principalmente aqueles locais. Em seu anúncio publicado no Facebook, Zuckerberg afirmou que o recurso será liberado aos proprietários de empresas locais nos próximos meses.

Com isso, qualquer pessoa do país poderá pagar pelos seus produtos em uma conversa no mensageiro.

Como funcionará o pagamento no WhatsApp?

O comunicado expõe mais detalhes sobre a novidade. A empresa explica que todo o processo comercial não precisará de sites terceiros para ser concluído, muito menos que o cliente apareça presencialmente na loja para pagar. O update na finalização da compra será algo que revolucionará a comercialização, segundo a companhia.

Antes de mais nada, o serviço estará disponível apenas para algumas pessoas. Só depois de alguns meses, ele será liberado para o público brasileiro. Os comerciantes ainda terão a chance de integrar esse mecanismo com plataformas intermediárias de pagamento, como Mercado Pago e Cielo.

Segundo apuração do portal CanalTech, essas transações ficarão livre de taxas, uma prática comum vista em compras no país, seja em lojas físicas ou virtuais. Atualmente, os vendedores podem trabalhar com a possibilidade de adicionar taxas referente ao processo de pagamento aos clientes, já que eles são cobrados pelas empresas pelo serviço. As quantias sofrem variações, pois cada organização segue uma estratégia, conforme explica o WhatsApp.

Desde que a novidade da alternativa de pagamentos chegou ao Brasil, em 2020, Zuckerberg tem enfrentado dificuldades para implantá-lo em território nacional. Chamado de WhatsApp Pay, ele foi impedido de chegar ao consumidor final após o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderem o serviço.

O recurso chegará para aprimorar a função Páginas Amarelas, permitindo então que os usuários encontrem negócios locais que estejam presentes no mensageiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário