O colágeno é uma proteína essencial para manter a saúde das articulações, dos ossos e dos órgãos do corpo humano. Conforme você envelhece, a produção natural desse elemento diminui. Isso leva a uma redução da elasticidade da pele, aparecimento de rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento. Nesse caso, a indústria vem investindo na busca de fontes naturais de colágeno.
Veja também: Quer o segredo da boa sorte? Tenha uma destas 8 plantas em sua casa
Cientistas identificam planta que estimula colágeno
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Myongji, na Coreia do Sul, identificou uma planta que estimula o colágeno. Essa descoberta é extremamente importante para a medicina clínica e estética, devido à importância da substância.
O corpo humano é composto por 30% de colágeno, também conhecido como gelatina. Dessa maneira, o seu uso pode ser a verdadeira fonte da juventude e da qualidade de vida, facilitando o desenvolvimento de vários produtos e remédios.
Mais do que estética, preocupação com a saúde
É claro que o colágeno é relevante para o segmento de cosméticos, mas apresenta grandes avanços quanto a diversos tratamentos médicos. Em experiências, a erva Clocklebur acelerou a cicatrização de células e tecidos.
Esses testes revelaram que o extrato da erva daninha, quando isolado, pode viabilizar a recuperação de pacientes que tratam certos tipos de câncer. Portanto, doenças de pele costumam se beneficiar do ativo dessas plantas.
Ainda é cedo para dizer o quanto esse novo composto consegue promover a cura de determinadas enfermidades, mas os profissionais estão otimistas. A nova pesquisa é muito promissora e promete revolucionar a medicina.
As principais aplicações do colágeno de Clocklebur
O colágeno fortalece muitas estruturas musculares e ósseas, então previne o desgaste físico no caso da artrite e da osteoporose. Nesse contexto, alivia dores e o desconforto que começa a surgir em pessoas com mais idade.
O clocklebur tem anticoagulantes que melhoram a saúde do coração, reduzindo os riscos de problemas crônicos, como a hipertensão. Por fim, influencia na renovação celular, que confere à pele um bom aspecto, elevando a autoestima.