scorecardresearch ghost pixel



Polêmica esclarecida: afinal, carros fabricados antes de 2014 serão recolhidos?

Carros produzidos antes de 2014 não serão recolhidos, diferente do que diz um vídeo que circula nas redes sociais. Veja o que é verdade na história.



Você já viu o vídeo que circula nas redes sociais, onde alguém diz que os carros fabricados antes de 2014 serão recolhidos porque não têm airbags e freios ABS? Bem, antes de se preocupar com a história, saiba que tudo isso não passa de uma baita fake news. Quem garante isso é o Ministério dos Transportes. Entenda.

Leia mais: ESTA é notícia sobre carros populares mais baratos que todos esperavam

A notícia é falsa e deixou apreensivos muitos dos donos de carros que foram fabricados antes do ano de 2014. O que acontece é que os veículos produzidos a partir do ano citado devem, obrigatoriamente, ter dois itens de segurança.

Apesar disso, não há lei nenhuma que diz que os carros criados antes terão de deixar de circular.

Carros serão recolhidos?

Por isso, apesar de ter viralizado nas redes sociais, o vídeo gravado por um homem nada mais é que uma notícia falsa com a intenção de causar preocupação nos brasileiros.

O Ministério dos Transportes emitiu uma nota em esclarecimento à situação para explicar o real contexto aos brasileiros. Foi esclarecido que a determinação de ter os dois itens adicionais de segurança vale apenas para os carros fabricados a partir de 2014, ou seja, os motoristas continuarão com a posse dos veículos antigos.

Nenhuma carro será recolhido, indo totalmente contra o que é dito no vídeo em questão. Um homem diz que os motoristas com carros fabricados antes de 2014 não podem mais sair com eles nas ruas devido à nova legislação. O vídeo tem mais de 722,7 mil visualizações, 14,9 mil reações, 4.421 mil comentários e 16,6 mil encaminhamentos.

Muita gente interagiu e compartilhou uma notícia que é falsa. Em resumo, os proprietários de carros com mais de nove anos de fabricação não precisam se preocupar em perder os carros, visto que eles não serão recolhidos.

Os itens de segurança citados no vídeo são: airbags e freios ABS. A lei vale apenas para os carros saídos de fábrica a partir de 1 de janeiro de 2014, que devem ser produzidos com os dois itens de segurança. Por isso, se encontrar a notícia falsa por aí, desconsidere e não a compartilhe.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário