Por que a Globo está demitindo? Saiba o que muda na emissora após cortes em massa

Globo está demitindo diversos profissionais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Entenda.



A Globo, maior emissora de TV brasileira, está realizando um corte expressivo de funcionários, principalmente no setor de jornalismo, em um movimento conhecido por jornalistas como “passaralho” (demissões em massa) e que é o maior já feito pela companhia. Continue lendo para entender por quê a Globo está demitindo.

Leia também: Ex-atriz da Globo é investigada por maus-tratos para ficar com herança do marido

Entre os demitidos estão nomes renomados do jornalismo das cinco unidades da Globo, que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

A justificativa apresentada pela empresa foi a necessidade de se adequar às mudanças no cenário econômico do país e do mundo, além de investir em iniciativas importantes de crescimento.

Segundo fontes anônimas ouvidas por sites especializados como o Money Times e o Notícias da TV, os cortes foram feitos em funcionários que ganhavam salários altos, a fim de redirecionar o dinheiro para manter e contratar mais funcionários que ganham menos.

Globo está demitindo jornalistas premiados e qualidade deve cair

Na prática, os cortes fazem a emissora economizar, mas representam um risco para o conhecido “padrão Globo”, com a saída de profissionais mais experientes, preparados e admirados. Por outro lado, a empresa consegue reduzir custos, o que pode ser fundamental para a sua sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo para emissoras.

Além disso, a Globo também enfrenta o desafio de se reinventar e se adaptar às novas demandas do público, além de competir com plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video.

No ano passado, a Globo registrou prejuízo de R$ 41 milhões, enquanto em 2021 o número negativo foi de R$ 121 milhões. Embora suas mídias digitais, como o Globoplay, tenham tido bom desempenho, os custos elevados ainda são um problema. A empresa ainda enfrenta a necessidade de lidar com custos de rescisão de contrato de seus funcionários desligados.

O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro publicou uma nota repudiando as demissões e anunciando que irá encaminhar uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho para apurar as razões do corte de pessoal, bem como a falta de transparência da Globo em relação a esse assunto. A repercussão do caso nas redes sociais foi grande, com muitos perfis lamentando a saída dos profissionais demitidos e criticando a postura da empresa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário