A turbulência é uma experiência que nenhum passageiro de avião quer experimentar durante um voo. Mesmo assim, o fenômeno é inevitável e tem se tornado cada vez mais frequente nos últimos anos.
Leia mais: Voa Brasil vai oferecer passagens aéreas de R$ 200 por empréstimo consignado
O movimento instável do ar é causado por variações de temperatura, pressão e até do vento. Quando a aeronave passa por uma dessas correntes, ela pode empurrá-lo ou puxá-lo em diferentes direções, o que causa a temida e odiada turbulência.
Normalmente, os aviões comerciais voam acima dos locais onde esses padrões estão para evitar que o movimento seja frequente. Contudo, ele pode ocorrer em altitudes diversas.
Turbulências estão mais frequentes
O que os passageiros recorrentes podem ter percebido é que as turbulências estão se tornando cada vez mais comuns nos últimos anos. Segundo um estudo da Universidade de Reading, no Reino Unido, publicado em 2019 na revista Nature, o cisalhamento vertical que provoca o fenômeno aumentou 15% desde 1979.
Segundo o professor de ciência atmosférica e coautor do estudo, Paul Williams, o motivo são as mudanças no clima. “Acumulamos um grande corpo de evidências científicas agora de que a turbulência está aumentando devido às mudanças climáticas“, disse.
“Esperamos um fortalecimento adicional do cisalhamento do vento nas próximas décadas, talvez dobrando ou triplicando a quantidade de forte turbulência”, completou Williams.
Então, se você costuma viajar de avião, prepare-se para mais ‘sacudidas’ nos próximos anos.