O celular é um item portátil e leve. Podemos levar ele para diversos lugares da nossa casa e para outros ambientes também. Ou seja, grande parte da população costuma levar ou já levou o celular até o banheiro.
Veja também: 3 sinais de que o uso excessivo do celular está te destruindo aos poucos
A princípio, parece uma coisa muito natural, que não deveria apresentar riscos. Porém, não é assim. Há uma combinação de fatores presentes especificamente no banheiro que levam a um risco à saúde.
Quais são os riscos de utilizar o celular no banheiro?
Os celulares carregam muitas bactérias e germes com eles. Estamos toda hora em contato com estes organismos. Em todo o momento, tocamos em outros objetos e depois usamos o celular.
Ao levá-los ao banheiro, há um risco de aumentar a sua contagem. Além disso, pelo banheiro ser úmido, há um favorecimento da proliferação de germes e bactérias.
Por mais que algumas delas possam ser inofensivas, há também certas bactérias que podem causa doenças. Exemplos de maiores riscos são provenientes da Salmonella e a Escherichia Coli.
A Salmonella causa a salmonelose. A infecção dela consta sintomas como vômitos, diarreia, cólica e febre. Por sua vez, a Escherichia coli, é uma bactéria que pode provocar doenças como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica.
Além disso, se você o tipo de pessoa que fica bastante tempo sentada no vaso sanitário e usando o aparelho, não é a melhor das ideias se você já tiver hemorroidas. Caso você não tenha desenvolvido, há maiores riscos de se ter eventualmente.
Como sugestão para quem vai ao banheiro e utiliza o celular: lave suas mãos e não use o telefone com a mesma mão que você deu descarga, se limpou ou tocou em algum item.
Possíveis danos para o celular com esse hábito
O vapor e a umidade presentes no banheiro podem chegar ao ponto de danificar o seu aparelho. Em resumo, o vapor e a umidade adentram pela entrada do aparelho e oxidam os seus componentes.
Quando repetidos, podem causar danos na tela ou no carregamento do dispositivo. Em suma, recomenda-se evitar o uso de dispositivos eletrônicos em ambientes como o banheiro.