Por que você não deve NUNCA deixar o carregador sozinho na tomada

Os carregadores e outros dispositivos eletrônicos em sua casa usam uma pequena quantidade de energia o tempo todo. Mas é bom saber



Um carregador ligado na tomada é um carregador de telefone que desperdiça eletricidade. Carregadores de telefone em geral não consomem muita eletricidade, mas podem influenciar sua conta de eletricidade. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver vários carregadores conectados às tomadas de parede de sua casa.

Leia mais: Tarifa de energia pode ficar mais cara e brasileiros vão pagar a conta

Nunca se esqueça de que muitos pequenos dispositivos e eletrodomésticos que desperdiçam energia a consomem em quantidades consideráveis. Em primeiro lugar, devemos lidar com a noção de consumo de ‘energia vampírica’ ou energia de ‘fundo’. Essa é a energia que é usada por todos os dispositivos e aparelhos quando estão conectados, mas não em uso.

Praticamente todos os dispositivos que você possui usam energia até certo ponto. Essa energia é usada para alimentar os sensores de sinal remoto, bem como aqueles belos visores de LED e diodos de status. Na verdade, você pode ter mais de uma dúzia desses pequenos aparelhos e dispositivos em sua casa.

Dispositivos que mais consomem energia

O carregador do seu telefone é apenas um deles. Se você deseja ser mais eficiente em termos de energia, deve entender quantos carregadores de energia estão conectados e como você pode economizar energia desconectando-os. Aqui estão apenas alguns dispositivos que consomem energia sempre que conectados: 

  • Carregadores de telefone; 
  • Carregadores de tablet; 
  • Dispositivos de e-book; 
  • Carregadores externos de bateria; 
  • Carregadores de laptop, 
  • Computadores de mesa que estão no modo de repouso; 
  • Micro-ondas; 
  • Fornos com visores ou luzes de estado; 
  • Fogões com visores, luzes de estado ou indicadores de calor residual;
  • Geladeiras com monitores e geladeiras inteligentes que podem se conectar ao seu WiFi; 
  • Máquinas de café, especialmente se vierem com cafeteira e mantiverem o café quente por horas; 
  • Sensores de movimento;
  • Câmeras de segurança e microfones;
  • Luzes de segurança com sensores de movimento;
  • Outros gadgets que você pode ter em casa. 

Embora todos esses dispositivos usem uma pequena quantidade de energia, o grande número deles mostra quantos dispositivos existem entre sua casa agora e uma casa com eficiência energética. Os carregadores modernos usam muito pouca energia, mas ainda usam um pouco. Você pode economizar dinheiro desconectando os carregadores, independentemente da idade e da tecnologia usada. 

Deixar algo conectado consome eletricidade?

A maioria dos dispositivos que possuímos consome eletricidade mesmo quando não está em uso. Isso também se aplica a dispositivos com classificação A de eficiência energética, como sua máquina de lavar roupa ou até mesmo sua geladeira. Na realidade, um carregador de telefone usa energia sempre que está conectado, independentemente de carregar ou não o telefone.

Um carregador de telefone usa diferentes quantidades de energia em diferentes cenários, portanto, deixá-lo conectado após o carregamento do telefone reduzirá o uso de energia em 98%, mas haverá algum consumo a qualquer momento. 

Desperdício de energia

Os carregadores e outros dispositivos eletrônicos em sua casa usam uma pequena quantidade de energia o tempo todo. Isso é desperdício de energia, pois essa energia não é usada de maneira significativa e não pode ajudá-lo a fazer nenhum trabalho útil.

Adaptadores CA, carregadores, monitores, luzes de status, diodos LED e diferentes sensores contribuem para esse desperdício de energia. Se você acha que isso é uma pequena quantidade de eletricidade no total – você está errado. 

Na verdade, uma família paga cerca de R$ 200 por ano por essa carga de ‘vampiros’. Isso significa que quase 10% de sua conta de luz vai para aparelhos de energia que não estão funcionando. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário