Nos últimos anos, tem sido possível notar um aumento significativo no número de pessoas que se tornaram nômades digitais, como mostra o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022, elaborado pela empresa Fragomen. A pesquisa, inclusive, ressalta que há 35 milhões de adeptos a esse estilo de vida no mundo todo.
Leia mais: Cadastre-se AGORA: 1.664 vagas home office pagam até R$ 8 MIL mais benefícios
Os nômades digitais são profissionais adeptos ao trabalho remoto, que estão usando a tecnologia para se conectar ao seu serviço ou clientes para trabalhar sem que precisem ficar presos a um local específico. Se você se interessou pelo tema, continue a leitura para saber como se tornar um e se o estilo de vida é viável.
Estas pessoas usam a flexibilidade que a tecnologia oferece para exercer as suas funções em qualquer lugar do mundo e até mesmo enquanto viajam e exploram diferentes culturas. O estilo de vida se popularizou nos últimos anos graças ao avanço dos recursos e da internet, que permitiram trabalhar remotamente de maneira eficiente.
Além disso, a pandemia de Covid-19 acelerou a tendência de trabalhar “em home office”, fazendo com que mais pessoas adotassem esse estilo de vida. Geralmente, muitos trabalhadores e freelancers que atuam na área de marketing, design gráfico e programação costumam oferecer os seus serviços tanto para empresas como para outras pessoas a distância. Desse modo, conseguem garantir o seu sustento, exercendo as funções de qualquer lugar.
Dicas para se um nômade digital
Em reportagem veiculada pelo Portal Terra, é possível observar algumas dicas para se tornar um nômade digital.
O primeiro passo está relacionado à definição das habilidades, para compreender quais trabalhos podem ser oferecidos para que esse estilo seja possível de se adotar no momento. Isso também inclui a formação de uma rede de contatos e clientes para sempre ficar por dentro das vagas de trabalho remotas.
Outra dica diz respeito ao gerenciamento de tempo, assim como as ferramentas que permitem uma boa conexão com o trabalho, como uma internet confiável e softwares que ajudem na organização de tarefas. Desse modo, com todo o planejamento, o último passo é a viagem combinado com o trabalho.
Aqui, é importante já ter em mente todo o plano financeiro, além de buscar por locais como bibliotecas públicas e cafés para trabalhar de forma mais confortável.