scorecardresearch ghost pixel



Revelação IMPORTANTE promete melhorar a vida de quem tem diabetes

Pesquisadores apontam questões que contribuem para o equilíbrio glicêmico de pacientes diabéticos.



Diabetes hoje é uma doença que faz parte da vida de muitos brasileiros. Ainda sem cura, estudos buscam constantemente caminhos para melhorar a qualidade de vida de quem convive com a enfermidade.

Leia mais: Tem diabete? ESTES 7 alimentos são os melhores para o café da manhã

Nesse sentido, um estudo desenvolvido por biólogos da Unicamp aponta que treinos de resistência, como por exemplo, musculação e funcional, são ótimos para quem tem diabetes. A descoberta teve divulgação no International Journal of Molecular Sciences.

Outras modalidades

Na prática, a pesquisa comprovou que atividades que envolvem força física trazem benefícios semelhantes aos de treinos aeróbicos, como, por exemplo, corrida e natação. Essas outras modalidades já haviam sido comprovadas como aliadas da saúde dos diabéticos.

Em suma, o estudo realizou testes de impacto de saúde de ratos a partir de dois grupos: um com diabetes tipo 1 e outro com ratos saudáveis.

Vale lembrar que para induzir a doença em camundongos, os pesquisadores administram doses baixas de estreptozotocina, droga que destrói as células beta do pâncreas.

Por fim, para o desenvolvimento do estado, os dois grupos fizeram treinos de força a partir de escaladas com pequenos pesos em suas caudas. Após dez semanas, os roedores apresentaram melhora na tolerância à glicose e redução da glicemia.

Igualmente, após uma avaliação da morfologia do pâncreas chegou-se à conclusão de que houve um aumento na massa de células beta.

Em outras palavras, a ação comprova que o exercício de força torna as células mais eficientes em secretar insulina em resposta ao estímulo de glicose.

Sobre a doença

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla e decorrente da falta de insulina e/ou incapacidade de a insulina exercer os seus efeitos de forma adequada. Em suma, a insulina é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose, ou seja, a diabetes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário