Se você ama sua casa, é melhor deixar estes hábitos da porta para fora

Se corrija imediatamente! Parar de fazer isso pode salvar suas relações familiares!



A maioria das pessoas cresce ouvindo regras e sabendo o porquê de elas existirem. Assim, é importante que regras e hábitos sejam estabelecidos desde a infância, uma vez que eles existem para criar limites, gerando harmonia entre as pessoas. O ideal é que as regras funcionem em todos os locais, para que assim, todos tenham consciência de que se cada um fizer a sua parte, a convivência se torna mais fácil e agradável.

Leia mais: Manual das pessoas felizes: 4 hábitos milagrosos para adotar hoje mesmo

Entretanto, com o passar do tempo, acabam-se criando alguns hábitos que entram em conflito com as regras e combinados. Nem sempre é fácil se livrar dos pequenos erros do cotidiano. Independente da faixa etária, alguns hábitos podem ajudar a melhorar a convivência com familiares. Confira o que deve ser evitado para melhorar o dia a dia em casa:

1. Deixar a toalha molhada em cima da cama

Provavelmente, esse seja um dos motivos que mais rendem brigas e discórdias envolvendo pessoas que moram em uma mesma casa. Apesar de ser mais fácil deixar a toalha molhada em cima da cama, esse é um hábito que deve ser cortado imediatamente.

Além de deixar aquele aspecto de quarto mais bagunçado, esse hábito pode acabar trazendo problemas aos colchões e travesseiros. Com o passar do tempo, a umidade deixada na toalha e transferida para a cama pode gerar mofo e bactérias, danificando colchas e lençóis. Ademais, dependendo do dia e do clima, pode ser que a parte úmida não evapore a tempo da hora de ir dormir.

2. Esquecer luzes acesas

Esse é outro hábito que gera bastante briga e desavenças nas relações familiares, mas que pode ser deixado para trás facilmente. Além disso, no final do mês, é o seu bolso que agradece. Afinal, esse hábito influencia diretamente no valor das contas. Economizar luz pode render uma grande diferença no valor que você investe nessa conta a cada mês.

3. Escolher o cardápio do almoço em cima da hora

Esse costume está presente na rotina da maioria dos jovens e universitários, mas também existe muita gente que adota esse hábito na correria do dia a dia. Pensar e se planejar ajuda a ter tempo suficiente para fazer um pré-preparo dos alimentos, como descongelar carnes, conferir se você tem todos os ingredientes para realizar a receita desejada, ter uma dieta mais saudável e balanceada, além de já ter mais ou menos uma noção de quanto tempo você vai demorar para fazer o preparo da comida desejada.

4. Guardar as compras sem higienizar os alimentos

É muito importante higienizar os alimentos após fazer compras nos mercados. Isso ajuda a prevenir a proliferação de doenças e bactérias, já que muitas pessoas podem ter tocado no produto que você comprou.

É recomendável lavar frutas, legumes, verduras e até mesmo as embalagens de alimentos enlatados. Uma dica para facilitar na correria do dia a dia é deixar os temperos, como alho e cebola, já picados e guardados em potes vedados dentro da geladeira. Além disso, mantenha a geladeira sempre limpa e organizada.

5. Colocar panelas na geladeira

Às vezes, por preguiça, acabamos colocando a panela inteira com os restos de comida na geladeira. No entanto, é recomendado guardar todos os alimentos já cozidos em recipientes de vidro com tampa, dessa forma é possível enxergar e identificar rapidamente o que tem dentro de determinado pote, além de prolongar a vida útil do alimento.

Evite guardar panelas na geladeira, pois pode ser que em algum momento você precise do recipiente, mas ele vai estar dentro da geladeira, e aí você vai precisar limpá-lo novamente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário