Você já ouviu falar dos super-ricos? Essa parcela da população é formada por pessoas que têm um patrimônio líquido de US$ 1 milhão ou mais. Onde elas moram? Uma lista elaborada anualmente pela Henley & Partners e pela New World Wealth mostrou que a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, ocupa a liderança dessa lista.
Leia mais: Poderosa! Ela é a única mulher na lista dos 10 mais ricos do mundo em 2023
Somente lá, cerca de 340 mil milionários e 52 bilionários mantêm as suas moradias principais. O segundo lugar ficou com Tóquio, no Japão, pois conta com 290 mil milionários e 14 bilionários. O top 3 do ranking é finalziado com Bay Area, que inclui a cidade de São Francisco e o Vale do Silício, com 285 mil milionários e 63 bilionários.
E diferente do que é esperado, apenas uma cidade na Europa foi listada entre as dez preferidas dos ricaços: Londres, na Inglaterra. A lista conta também com cidades chinesas, como Pequim e Xangai, além da ilha de Hong Kong. Mesmo sendo um território autônomo, ela ainda faz parte da China.
Cidades com mais super-ricos no mundo
A metodologia utilizada pelo ranking leva em consideração somente os milionários e bilionários que estão registrados como residentes em cada cidade, ou seja, que têm a sua casa principal no local registrado.
Foram analisadas as fortunas em 97 cidades do mundo e em nove grandes regiões. Cidades da América do Sul não estavam incluídas na lista das localidades.
Confira as dez cidades com maior número de milionários no mundo.
- Nova York (EUA): 340 mil milionários e 58 bilionários;
- Tóquio (Japão): 290 mil milionários e 14 bilionários;
- Bay Area (EUA): 285 mil milionários e 63 bilionários;
- Londres (Inglaterra): 258 mil milionários e 36 bilionários;
- Singapura (Singapura): 240 mil milionários e 27 bilionários;
- Los Angeles (EUA): 205 mil milionários e 42 bilionários;
- Hong Kong (Hong Kong): 129 mil milionários e 32 bilionários;
- Pequim (China): 128 mil milionários e 43 bilionários;
- Xangai (China): 127 mil milionários e 40 bilionários;
- Sydney (Austrália): 126 mil milionários e 15 bilionários.
Crescimento de milionários
Já quanto às cidades nas quais o número de moradores ricos mais cresceu no último ano, a liderança fica com centros não tradicionais, com as regiões que estão em pico de crescimento econômico. Este é o caso do primeiro lugar, a cidade de Hangzhou, na China.
Por ser próxima de Pequim e Xangai, a cidade tem atraído diversas empresas chinesas, visando se remodelar como líder na economia digital. As cinco cidades que mais registraram um crescimento no número de moradores super-ricos foram estas:
- Hangzhou (China): aumento de 105%;
- Austin (EUA): aumento de 102%;
- Shenzhen (China): aumento de 98%;
- West Palm Beach (EUA): aumento de 90%;
- Scottsdale (EUA): aumento de 88%.