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Teve o Bolsa Família bloqueado? Veja como liberá-lo para sacar em abril

Bloqueio do Bolsa Família é uma situação que pode complicar a vida de muitas famílias. Saiba como realizar o desbloqueio e volte a receber o benefício!



O Bolsa Família é um dos programas sociais do Governo Federal mais utilizados pela população brasileira, especialmente a parcela que se encontra em situação de vulnerabilidade financeira. Infelizmente para muitos, o  bloqueio do benefício pode acontecer em determinados casos. Você sabe o que fazer neste caso?

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Em resumo, o bloqueio do Bolsa Família acontece quando o grupo beneficiado não cumpre algum dos requisitos feitos pelo programa. Entre eles, está a falta de atualização cadastral, o não cumprimento das exigências da agenda de saúde e a mudança de endereço, sem atualizar os dados no CadÚnico.

Além disso, a ausência de comprovação da frequência escolar de crianças e adolescentes também pode causar o bloqueio do recurso mensal, visto que esse é uma das principais exigências feitas em troca do dinheiro.

Como desbloquear o Bolsa Família?

Para desbloquear o benefício, é necessário, inicialmente, descobrir o que motivou tal suspensão. A partir disso, será possível desbloquear o recurso de duas formas: pela internet ou presencialmente. Por meio da internet, o beneficiário consegue resolver o problema do auxílio de forma rápida e fácil.

Para isso, será preciso:

  • Acesse o site do Ministério da Cidadania;
  • Clique na opção “Consultar Pagamentos” e informe o número do NIS da família;
  • Veja o motivo pelo qual o benefício foi bloqueado e siga as instruções dadas para realizar o desbloqueio.

Os procedimentos finais para desbloquear o recurso mudarão conforme a situação. Em alguns casos, será preciso atualizar os dados cadastrais da família ou comprovar a frequência escolar das crianças e/ou adolescentes.

Desbloquear presencialmente

Além do modo digital, é possível desbloquear o benefício presencialmente em uma das unidades do Cadastro Único. Será preciso realizar o agendamento prévio por meio do telefone 0800 707 2003 ou no site do Ministério da Cidadania. Ao realizar o agendamento, também será preciso informar o motivo do bloqueio do benefício.

No dia agendado, o beneficiário deve comparecer à unidade do CRAS indicada portando estes itens:

  • Documentos pessoais dos membros da família;
  • Comprovantes de endereço;
  • Documentos escolares (quando necessário).

Por fim, após o atendimento presencial e a comprovação dos dados solicitados pelo governo, o processo de desbloqueio será iniciado. Com isso, o beneficiário conseguirá recuperar o repasse do auxílio.




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