O Bolsa Família é um dos programas sociais do Governo Federal mais utilizados pela população brasileira, especialmente a parcela que se encontra em situação de vulnerabilidade financeira. Infelizmente para muitos, o bloqueio do benefício pode acontecer em determinados casos. Você sabe o que fazer neste caso?
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Em resumo, o bloqueio do Bolsa Família acontece quando o grupo beneficiado não cumpre algum dos requisitos feitos pelo programa. Entre eles, está a falta de atualização cadastral, o não cumprimento das exigências da agenda de saúde e a mudança de endereço, sem atualizar os dados no CadÚnico.
Além disso, a ausência de comprovação da frequência escolar de crianças e adolescentes também pode causar o bloqueio do recurso mensal, visto que esse é uma das principais exigências feitas em troca do dinheiro.
Como desbloquear o Bolsa Família?
Para desbloquear o benefício, é necessário, inicialmente, descobrir o que motivou tal suspensão. A partir disso, será possível desbloquear o recurso de duas formas: pela internet ou presencialmente. Por meio da internet, o beneficiário consegue resolver o problema do auxílio de forma rápida e fácil.
Para isso, será preciso:
- Acesse o site do Ministério da Cidadania;
- Clique na opção “Consultar Pagamentos” e informe o número do NIS da família;
- Veja o motivo pelo qual o benefício foi bloqueado e siga as instruções dadas para realizar o desbloqueio.
Os procedimentos finais para desbloquear o recurso mudarão conforme a situação. Em alguns casos, será preciso atualizar os dados cadastrais da família ou comprovar a frequência escolar das crianças e/ou adolescentes.
Desbloquear presencialmente
Além do modo digital, é possível desbloquear o benefício presencialmente em uma das unidades do Cadastro Único. Será preciso realizar o agendamento prévio por meio do telefone 0800 707 2003 ou no site do Ministério da Cidadania. Ao realizar o agendamento, também será preciso informar o motivo do bloqueio do benefício.
No dia agendado, o beneficiário deve comparecer à unidade do CRAS indicada portando estes itens:
- Documentos pessoais dos membros da família;
- Comprovantes de endereço;
- Documentos escolares (quando necessário).
Por fim, após o atendimento presencial e a comprovação dos dados solicitados pelo governo, o processo de desbloqueio será iniciado. Com isso, o beneficiário conseguirá recuperar o repasse do auxílio.