De acordo com o grupo de defesa do passageiro AirHelp, fotografar a mala antes de despachá-la no aeroporto pode ajudar a diminuir os riscos de extravio ou danos durante a viagem. A questão ganha ainda mais força no Brasil após o caso de duas brasileiras que tiveram suas malas trocadas no aeroporto e ficaram presas na Alemanha acusadas de transportar drogas.
Leia também: Malas prontas: veja como encontrar bolsas de estudo no exterior
Isso porque, apesar de não ser obrigatório, a foto é uma prova visual para mostrar como a bagagem estava no momento do despacho ou como ficou após o embarque, caso ela não chegue ao seu destino ou fique danificada durante a viagem.
Segundo a advogada Carolina Vesentini, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), “a partir do momento em que é feito o check-in, a companhia é responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo efetivamente em caso de extravio ou danos”.
Além de fotografar a bagagem, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) recomenda que, em caso de extravio ou danos, o passageiro comunique o fato imediatamente à empresa aérea, preencha um formulário de reclamação por danos e consulte a política da companhia aérea antes de sair do aeroporto, pois as regras variam de acordo com as empresas.
Veja dicas de como tirar fotos da mala antes de despachá-la
Para tirar fotos da bagagem, recomenda-se fotografar a mala aberta, com os itens dentro dela, com objetos de valor em primeiro plano. Também é importante fazer uma foto da bagagem no check-in, com a etiqueta legível, e do formulário com a declaração do valor da bagagem.
Outra recomendação é retirar todas as etiquetas de viagens anteriores e deixar apenas a que é da viagem atual. Em situações adversas, o passageiro pode mostrar a foto aos funcionários para que possam encontrar a bagagem ou providenciar reparos.
Caso algo dê errado, é importante tirar fotos da mala danificada. Se os objetos dentro da mala sofrerem danos ou se perderem durante a viagem, fotografias do interior da mala vão servir de registro ou prova.
É recomendável também ter guardado as notas fiscais de compra dos produtos. Se tiver que deixar objetos de valor na bagagem despachada, é melhor ter certeza de que eles estão em bom estado e devidamente embalados.
Em todo caso, as fotografias feitas em destaque do objeto vão mostrar as condições e as preocupações que foram tomadas para evitar qualquer problema.