scorecardresearch ghost pixel



Toda economia importa! MobizapSP é realmente mais barato do que 99 e Uber?

Novidade da Prefeitura de São Paulo, MobizapSP chegou com promessa agressiva para horários de pico. Entenda o cálculo.



O aplicativo de transporte individual MobizapSP, lançado recentemente pela prefeitura de São Paulo, é mais barato que seus concorrentes? Para descobrir isso, um teste foi feito comparando o app com seus principais concorrentes, Uber e 99.

Leia também: Motoristas da Uber soltam o verbo contra a empresa: ‘pagando para trabalhar’

O teste foi comandado pelo Estadão com seis cenários de viagens, utilizando três trajetos de distâncias diferentes e dois horários. O resultado mostrou que sim, em horários de pico, as corridas no MobizapSP são mais baratas que nas outras duas empresas.

No entanto, em horários não muito visados, o preço da corrida no MobizapSP pode ser até mais caro que os concorrentes, dependendo da oferta e demanda de motoristas parceiros por região.

Continue lendo para entender como cada empresa define os preços das corridas e qual lista de apps pode compensar mais ter no celular.

Entenda diferenças de cálculo entre MobizapSP, Uber e 99

No caso da 99, o preço final da corrida é definido por meio de uma equação que considera a distância percorrida e o tempo de deslocamento. Esse custo pode ser afetado por variantes como excesso de trânsito, chuva ou aumento de pedidos de carros por aplicativo.

Já no Uber, o cálculo do custo de uma viagem tem como base três fatores: preço base inicial, taxas de tempo estimado e distância do trajeto. Quando a demanda está alta na região do pedido, entra um multiplicador chamado de preço dinâmico.

Por sua vez, no novato MobizapSP, o preço da corrida é calculado com base em três vertentes: tempo estimado de viagem, distância e horário, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). Com isso, o preço não varia conforme a demanda por motoristas na região do pedido, o que torna a tarifa do MobizapSP mais previsível e constante.

Apesar de ter mostrado que o MobizapSP pode ser mais barato em horários de pico, o teste ressalta que os preços das corridas variam de acordo com muitos fatores e podem sofrer alterações a qualquer momento. Por isso, é sempre importante verificar e comparar os preços nos aplicativos antes de solicitar uma corrida.

Outro ponto importante é a adesão dos motoristas que, tentando receber um pouco mais, podem aceitar somente corridas que estejam pagando melhor no momento. Portanto, por mais que o MobizapSP saia mais em conta no horário de pico, pode ser que o usuário simplesmente não consiga um motorista.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário