A marca Tupperware foi criada em 1946 pelo americano Earl Tupper e, que começou a produzir recipientes de plástico. O modelo de venda direta, a partir de catálogos, fez sucesso e reuniu vários representantes comerciais. No Brasil, os utensílios ficaram muito populares, principalmente pela qualidade. Agora lembre de outras marcas icônicas que marcaram a vida dos brasileiros.
Veja também: Você ama sua vida? Então PARE de guardar comida em potes de plástico
1. Duralex – os pratos inquebráveis
A Duralex é uma empresa francesa especializada na fabricação de vidro temperado. Fundada em 1945, fez sucesso com produtos resistentes e duráveis, que incluem copos, pratos, tigelas, travessas e outros utensílios de cozinha. Em recuperação judicial, deixou de produzir e agora só tem o que restou no estoque.
2. Pan – a polêmica dos cigarrinhos de chocolate
A Pan (Produtos Alimentícios Nacionais) marcou a infância de muitas pessoas e após uma tentativa de se recuperar, decretou falência. Inicialmente, ficou conhecida pela polêmica dos cigarros de chocolate, que foram transformados em lápis. Criada em São Paulo, no ano de 1935, lançou vários doces feitos de chocolate, como moedas, pães de mel e confeitos coloridos.
3. Atari – uma paixão dos jogadores de videogame
O Atari 2600, lançado em 1977, foi o pioneiro dos videogames e ajudou a popularizar os jogos eletrônicos. Os clássicos ‘’Pac-Man’’, ‘’Space Invaders’’ e ‘’Asteroids’’ continuam chamando a atenção dos jovens. Atualmente, o termo ‘’Atari’’ só é usado para lançar novas edições desses games retrô.
4. Nokia – quem lembra do famoso ‘’tijolão’’?
No início dos anos 2000, a Nokia era a maior fabricante de telefones celulares do mundo. Os modelos Nokia 3210 e o Nokia 3310 ficaram conhecidos como ‘’tijolão’’, devido ao peso e resistência. Comparado aos smartphones de hoje em dia, o design é realmente robusto, mas a companhia foi incorporada pela Microsoft em 2014.
5. Blockbuster – imagina sair de casa para alugar um filme?
Hoje com a Netflix é possível ver milhares de filmes em uma única plataforma, porém, antes não era assim. A Blockbuster foi uma rede de aluguel de DVDs, que chegou ao fim devido à popularização dos streamings. Afinal, as pessoas até saem de casa para ir ao cinema, entretanto, alugar um filme parece exigir muito esforço.