Enjoar em viagens longas de carro é algo tido como normal na maioria dos casos. Contudo, o desconforto pode tornar o trajeto um tanto quanto desagradável. Pensando nisso, foi criado um dispositivo que promete acabar com esse mal-estar e que é de fácil utilização.
Leia mais: Chá de folha de goiaba combate queda de cabelo, enjoos e vários outros problemas
Vale lembrar que, na maioria dos casos, os enjoos são decorrentes de problemas estomacais, como ingerir uma comida que não caiu bem. No entanto, a sensação pode ser causada por uma condição chamada cinetose. Na prática, essa reação ocorre quando o corpo recebe informações da visão, tato e ouvido que não são concordantes, gerando o enjoo.
Outro fator que pode causar enjoos é a labirintite. Neste caso, o mal-estar é decorrente da movimentação dos líquidos na parte interna do ouvido (labirinto) sem que o corpo entenda os motivos. Assim, a sensação faz com que o cérebro perca o equilíbrio, causando os enjoos.
Controlando os enjoos em viagens
Já no caso de quem sente enjoo quando estão lendo ou usando o celular dentro de automóveis em movimento, a solução é mais simples do que parece. Isso porque, a Citroën lançou óculos que reduzem este tipo de enjoo.
Batizados de Seetroën, tais óculos são capazes de evitar náuseas quando se lê entro do carro. Na prática, eles criam uma linha no horizonte por meio de um líquido presente na armação diminuindo, assim, o conflito sensorial causador da cinetose.
Igualmente, pesquisas da Citroën apontam, inclusive, que uma em cada três pessoas podem desenvolver os sintomas uma vez na vida. Quando lançada, a novidade custava cerca de 99 euros (R$ 430). Hoje, é possível encontrar anúncios dos óculos que diminuem enjoos a partir de R$ 60.
Redução de sintomas
Se você não quer fazer o investimento na tecnologia, algumas dicas simples podem ajuda-lo a diminuir a sensação de enjoo. Veja:
- Mantenha o olhar fixo: Evite apreciar a paisagem ou o movimento constante dos outros veículos. Este tipo de ação tende a piorar as náuseas. Portanto, fixe o olhar em um ponto imóvel.
- Não viaje em jejum: Deixar de se alimentar pode aumentar a sensação de mal-estar. Contudo, dê preferência a alguns alimentos, como por exemplo maçã, biscoito de água e sal, banana, isotônicos, gengibre, frutas cítricas.
- O consumo de água também ajuda a diminuir a chance de enjoos.
- Não coma em excesso: Comer demais também não é a melhor opção. Isso porque, a demora na digestão também pode gerar enjoos.Prefira a janela: A ventilação previne e reduz o enjoo.