Abril foi um mês com muitos feriados para os brasileiros, não é verdade? Dois deles caíram em plena sexta-feira! Vivemos isso durante a Semana Santa (7 a 9 de abril) e no Dia de Tiradentes (21 de abril). As folgas renderam um descanso a mais para os trabalhadores. Com a chegada de um novo mês, os brasileiros já começam a olhar no calendário para saber quando será o próximo feriado prolongado. Se prepare!
Leia mais: Não é 1º de maio! Feriado ‘secreto’ para apenas 9 estados está chegando
Para a alegria de muitos, o mês de maio começa com um feriado nacional, que cai em uma segunda-feira e proporciona mais um feriado prolongado. Essa é uma nova e ótima oportunidade para quem quer aproveitar a data para viajar ou simplesmente descansar em casa.
Quando é feriado em maio?
A pausa do mês de maio é celebrada já no primeiro dia do mês, marcando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil, promulgada pela lei n.º 5.452, de 1 de maio de 1943. A data foi considerada como feriado em 1949, segundo a lei nº 662. Por ser de caráter nacional, todos os trabalhadores do país têm direito à folga.
Dessa forma, é necessário que os brasileiros fiquem atentos ao que funciona e ao que não funciona, bem como ao novo horário de atendimento dos estabelecimentos comerciais e dos bancos. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas nessa data. Os clientes devem optar pelo uso dos canais digitais, como aplicativo e internet banking, para realizar transferências e pagar as contas nesse dia.
Vale ressaltar que, no caso de contas de consumo, como água, energia e telefone, além dos carnês com vencimento para dias de feriado, é possível realizar o pagamento no primeiro dia útil seguinte ao feriado, sem acréscimo de juros.
Quais os próximos feriados nacionais de 2023?
Depois do dia 1 de maio, os trabalhadores demorarão um pouco para aproveitar um novo feriado de caráter nacional, visto que a próxima folga está marcada para setembro. As pausas seguintes serão estas:
- Independência do Brasil: 7 de setembro (quinta-feira);
- Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (quinta-feira);
- Finados: 2 de novembro (quinta-feira);
- Proclamação da República: 15 de novembro (quarta-feira);
- Natal: 15 de dezembro (segunda-feira).