A prática de envolver a chave do carro em papel alumínio começou a fazer sucesso entre os motoristas que utilizam veículos com chave eletrônica. Esse truque simples pode evitar muita dor de cabeça, já que apesar de a tecnologia facilitar o dia a dia, ela pode ser perigosa.
Leia mais: 9 perfumes femininos que vão bombar no Dia das Mães; veja a lista
O avanço tecnológico proporcionou a criação de uma chave inteligente que dispensa que o motorista insira o objeto no fecho e gire para fazer o automóvel funcionar. Para ligar o veículo com um dispositivo inteligente, basta aproximá-lo do fecho e se impressionar com a ligação automática.
As chaves inteligentes que dispensam inserção estão disponíveis mesmo em modelos de entrada de carros mais novos, por isso têm se tornado cada vez mais populares. Entretanto, essa popularização preocupa os especialistas em segurança.
Riscos envolvidos
Esses dispositivos funcionam através de sinais enviados para a antena do veículo que permitem que o motorista tranque ou destranque o automóvel à distância. O problema é que os criminosos se adaptaram à tecnologia e já encontraram uma forma de cometer furtos.
Eles utilizam uma engenharia reversa do sistema para quebrar o “código” utilizado nas chaves e conseguir acesso a todo o sistema de travas sem fio da fabricante. Assim, conseguem replicar a ação do equipamento original.
“Estamos falando de uma forma de comunicação por ondas eletromagnéticas, como rádio ou televisão. Pense em uma música que é constantemente usada em uma rádio e uma fechadura que se abre ao ouvir essa música. Se eu conheço a música, posso abrir a fechadura”, explicou à BBC o CEO da agência de segurança cibernética GuardKnox Cyber Technologies, Moshe Shlisel.
Como impedir que isso aconteça
Embora pareça um método um tanto improvisado, embrulhar a chave com um papel alumínio é suficiente para impedir o roubo de informações. Apesar de esteticamente desagradável, a solução é barata e simples.
Outra opção é adquirir uma “bolsa de Faraday”, acessório usado para cobrir a chave que tem a mesma função de bloquear a transmissão do sinal. O importante é utilizar um escudo de proteção e evitar os prejuízos.